segunda-feira, 7 de julho de 2014

Por que você engorda e continua gordo?

Oi, gente!

Quem me acompanha viu no meu IG (@papodeamiga_lorena) que comecei a usar um aplicativo chamado Plant Nanny para que eu pudesse ter um artifício para me forçar a beber água, coisa que pra mim é muito difícil, pois, além de não gostar muito de água, tenho preguiça, não sinto muita sede (só sinto durante as aulas de flamenco) e acho que parar para fazer xixi é perda de tempo (uma super idiotice da minha parte, eu admito!).

Então, o aplicativo funciona assim, você ganha uma sementinha, planta, e ele te pede seu peso e nível de atividade física (ele explica como mensurar isso) e, a partir daí, te diz quantos mL de água você deverá tomar para regar sua plantinha e fazê-la crescer. Vc pode escolher até o tipo de copo que você usará para "regar" sua plantinha. Pra mim, foram calculados 2.900 mL. Na faculdade de nutrição aprendi que uma forma de calcular a quantidade de líquido a ser ingerido pelo indíviduo é utilizando o total do gasto calórico diário, sendo 1 mL para cada 1 Kcal, assim, supuz que o aplicativo tenha feito esse cálculo ou algo semelhante.

Continuando o raciocínio, meu gasto calórico, segundo o aplicativo, é de mais ou menos 2.900Kcal. Gente, comer isso tudo não é tão fácil, mas não impossível, tudo vai depender da QUALIDADE e da QUANTIDADE que você come, certo. Pois bem, um indivíduo com um nível de atividade física de médio a baixo, de estatura mediana, tem um gasto calórico de pelo menos 2.000Kcal, essa pessoa só vai engordar se comer uma quantidade de calorias maior que esse valor. Se comer menos, emagrecerá. É simples assim!!

Daí vem um sujeito e diz: "mas eu tenho problema hormonal, por isso sou gordo" ou "por isso não emagreço". Na na ni na não! Isso não é desculpa! Problemas hormonais são perfeitamente controláveis com medicamento bem administrado. Como explicar meu hipotireoidismo e o fato de eu ser magra? Eu tomo meu medicamento religiosamente todas as manhãs, pelo menos  meia hora antes do café da manhã! Pronto! Hormônio controladinho!!

"Ah! Mas eu tenho um filho pequeno e não tenho tempo"...eu também tenho e consigo treinar todos os dias (ou a maioria deles) e conheço várias mães que também conseguem (não tenho babá, ok, o Tuco vai pra creche à tarde e fica comigo a manhã toda). Descobri que poderia usar esse tempo com meu filho a meu favor brincando! Sim, brincando! Jogamos bola, brincamos de pegar no parquinho, dançamos e, nessa levada, vou me mexendo e gastando energia.

"Trabalho muito e não tenho tempo"... Sempre trabalhei muito e sempre tive tempo. Admito que por um período, depois que me filho nasceu e voltei a trabalhar, pensei que não conseguiria voltar a me exercitar tão cedo... Fiquei meio perdida com meus horários, mas lembrei que sempre disse aos meus pacientes e alunos que atividade física deve ser encarada como remédio controlado: tem que ser todo o dia e com hora certa! É só organizar sua agenda, você perceberá que esse tempo existe e é impressindível. Pense por quanto tempo você conseguirá trabalhar sem saúde, fora do peso? E quanto tempo você precisará ficar afastado para se tratar de possíveis doenças? Sua vida útil profissional será muito maior se você se cuidar, fato!

"Minha genética é de gordo!" Isso é uma realidade, sinto dizer, mas é. Entretanto, a historinha da balança com calorias a menos ou a mais do que você gasta é verdadeira, basta respeitá-la. Tente não comer mais do que você gasta para que seu organismo entenda que deve gastar o quê está sobrando. Se fizer atividade física tudo se otimiza, pois seu metabolismo acelerará. Hoje, na internet, há vários aplicativos e sites que calculam seu gasto calórico total, mas o ideal é procurar um nutricionista.


Não quero dizer que só engorda quem quer, ou que gordinhos não podem ser felizes e bonitos...nada disso! Sempre lutei contra essa padronização do corpo, da busca a qualquer custo do "corpo perfeito", que aliás, nem sei do que se trata porque pra mim, o corpo perfeito é um corpo saudável e feliz. Mas, como profissional da área de saúde, me sinto na obrigação de alertar sobre os problemas associados ao ganho de peso excessivo: hipertensão arterial, diabetes, hipercolesterolemia, síndrome metabólica, entre outras cositas mas!  

Bem, uma dica para você começar a mudar seus hábitos é diminuir as quantidades do que você come: reduza tudo pela metade e não fique mais de 3 horas sem comer. Ah! Beba muita água!
Depois continuamos a conversa e dou mais dicas. Se fizer isso, já vai notar diferença. E exercícios? Comece 3 vezes na semana, a atividade que mais te agradar, faça com alegria.


Vejam minha plantinha bebê aí! É um dente de leão! Kkkkkkkk!!

OBS.: amigos, conhecidos e leitores mega, super fitness, essas dicas são para pessoinhas, assim, normais como eu, ok! Nem todo mundo está disposto a trocar seu bifinho ou pãozinho por pós e capsulas, certo. Cada um no seu quadrado!

Monte de beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se quiser, deixe aqui seu comentário!

O quê é COACHING?

Olá!! Vocês já devem ter percebido que tenho falado um pouco (ou muito) sobre COACHING, COACH... Pois então, se você não sabe do que se tr...