Voltei, depois de um longo e tenebroso inverno, a fazer os vídeos sobre atividade física, mais especificamente de Pilates. Tenho visto algumas "aberrações posturais" por aí na net, fotos no Instagram, vídeos absurdos e também bizarrices na TV (aliás, é o quê mais tenho visto). As piores posturas que tenho visto tem sido na execução das pranchas. Já postei alguns vídeos com exercícios e vou listá-los abaixo e é só clicar para assistí-los:
Bem, a coluna neutra no Pilates significa a manutenção da curvatura normal da coluna em todos os exercícios, manter a lordose cervical, a cifose torácica e a lordose lombar. Quando digo lordose e cifose não quer dizer que a pessoa tenha desvios posturais, os desvios são a hiperlordose, hipercifose ou retificações (que é contrário das "hiper"). Vou colocar uma foto explicativa da coluna neutra:
Observem as lordoses e cifose naturais da coluna. |
Nessa imagem podemos perceber mais claramente as diferenças em cada porção da coluna. |
Quando executamos exercícios deitados no chão, por exemplo, e nos dizem para "chapar" a coluna no chão, retificá-la, estamos desfazendo a curvatura natural da região lombar fazendo uma compressão de um lado e estiramento do outro e isso pode causar lesões. Assim como nos agachamentos, antigamente, os professores orientavam que se "encaixasse" o quadril, fazer um movimento pra frente com o quadril assim que subia do agachamento, é a mesma movimentação lesiva de retificar a coluna desnecessariamente. Há casos e casos, pessoal. Eu já tenho a coluna retificada e precisei aprender a fazer a curvatura lombar e, no início dos meus treinos de Pilates, sentia bastante dor se mantivesse a posição retificada. Com o tempo e alguns exercícios específicos, minha curvatura foi melhorando e a retificação diminuindo, melhorando também a mobilidade dessa região das minhas costas. Mas isso deve ser orientado por profissionais capacitados, ok. Isso não é reabilitação, ok. Não trabalho com reabilitação, só para lembrar.
Nesse vídeo, abordei a coluna neutra nas posições de 4 apoios, prancha em decúbito ventral e lateral e é válido não apenas para os exercícios de Pilates, mas para quaisquer outros exercícios e para a vida! Mil desculpas pelo "descabelamento", estava passando mal no dia da gravação, quadril machucado, muita gripe, inflamação no ouvido e garganta...aff! E o pulso ainda pulsa, minha gente. Já estou 100% de novo! O vídeo está no link aí embaixo, é só clicar:
Ah! Obrigada Ivna Messina, minha modelete, aluna de Pilates AND maestra de flamenco! Hihihihi!! Tadinha, gente...ela havia acabado de fazer uma aula "heavy metal" de Pilates bem naquela hora e ficou acabada depois. Mas tudo bem, eu sou a Vingadora do Pilates ela a Mun Ha do Flamenco!! Kkkkkkk!!
Bom treino e monte de beijos!
Tenho uma dica para ajudar na postura correta
ResponderExcluirUse suporte para monitor e apoio para pés: este site tem soluções
www.suporteparamonitordelcd.com.br
muito obrigado sucesso !