quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Blogterapia de emergência: todo mundo tem que pensar igual?

Oi, pessoal!

Essa blogterapia é realmente emergencial, porque se eu não escrever o que estou pensando acho que vou explodir! Hoje tive um embate no Facebook numa página relacionada a alimentação infantil "consciente". Uma mãe deixou um post e me irritei um pouco com as respostas que as pessoas davam a ela porque eu não concordava. Ela perguntava o quê fazer com o filho dela de 8 meses para que ele comesse, ele estava recusando os alimentos depois que começou a oferecer comida "da casa", ou seja, a mesma comida dos pais, e esse bebê ainda não tem dentes. Respondi que era simples, que ela voltasse a oferecer a papa pois era possível que ainda não estivesse preparado para comer os alimentos sólidos.

Mas também desabafei no meu comentário...nessa página sempre li as pessoas se gabando de que seus filhos fazem isso ou aquilo, que são muito pequenos e já comem sozinhos, enfim, para mim isso é exibir filho como troféu. Meu filho tem 1 ano e 2 meses e não come a comida da mesa, não come sozinho e ainda nem anda, mas chuta bola com a perna esquerda como ninguém! Posso me gabar e dizer que será o futuro Messi? Não! Cada criança tem um desenvolvimento e não vou ficar forçando meu filho a nada nem deixando-o passando fome porque acredito piamente num método e que ele não é falho. Nada na nossa vida é imutável, os métodos então...nem se fala. Quanta coisa ouvi nas 2 faculdades que fiz e na prática tive que fazer tudo diferente, sabendo disso, já imaginava que isso poderia acontecer na maternidade.

Os radicalismos que via nos posts dessa fanpage eram absurdas, mas também havia posts bem interessantes e por isso permaneci nele por um bom tempo. Então disse a palavra destruidora no meu comentário: RADICALISMO! Pronto! Tudo "descambou" aí! Elas se acham, mas não se julgam radicais. Se você não entendeu essa minha afirmativa, nem eu! Mas foi bem assim. Algumas se assumiam radicais, outras não, que apenas prezavam por uma alimentação consciente. Ora, alimentação consciente é manter meu filho nutrido, à base de comida e não suplementos, independente da consistência dela. Se meu filho não tem dentes, por qual motivo daria uma cenoura para ele? Eu realmente não entendo e não compartilho desse raciocínio. Na teoria pode ser linda a tal BLW que elas pregam, mas na prática é muito complicada, a maioria dos bebês não conseguem comer esses alimentos nessa consistência. Meu filho foi começar a comer mesmo uma banana com as próprias mãozinhas aos 10 meses e já com muitos dentes.

Então, depois de uma discussão saudável e muitas curtidas nos meus comentários, a dona da fanpage simplesmente partiu para a agressão dizendo que eu estava passando sermão desnecessário. Sermão? Ela não me conhece e nunca me viu dando um sermão! Sempre que comento algo nessas fanpages me esforça para ser o mais sincera, mas cuidadosa pos´sível, exatamente para não ofender já que estava postando uma opinião contrária. A "culinarista" dona da fanpage surtou e começou a me ofender gratuitamente, mesmo com algumas outras pessoas me defendendo. Foi uma coisa horrível! Cheguei a ler uma pessoa dizer que eu devia respeitar à dita cuja porque ela é uma sumidade em alimentação. Ãnnn? Cuma? Uma pessoa que não tem formação em nutrição fazendo cardápios para crianças? O quê eu devia ter feito era denunciado ao CFN (Conselho Federal de Nutrição). O quê estou querendo dizer é que ela pode até saber mais que eu sobre o assunto, afinal, nutrição infantil nunca foi minha prioridade em consutório, mas dizer que a pessoa é sumidade, que eu tenho que respeitá-la por isso é demais para mim. A respeito sim, pelo simples fato de ser um ser humano como eu, mas como deusa da alimentação consciente nunca! 

Cansei de ler coisas desse tipo e ficar encucada porque meu filho não faz isso ou aquilo, porque não come isso ou aquilo... Isso é chato demais! Não gosto de comparações. Conheço casos de crianças que fugiam de casa para comer por causa dos radicalismos dos pais. Sim! É isso mesmo, e mais de 1 caso, pessoal! Gente, é inevitável que um dia as crianças tenham contato com todas as "porcarias" industrializadas do mundo, mas enquanto a alimentação dele estiver sob meu controle ela será realmente CONSCIENTE! Arthur acabou de fazer um exame de sangue e está mega-ultra saudável, sem anemia ou coisas do tipo e sem fazer as suplementações que elas pregam. Meu filho não ingere soja de forma alguma, basta procurar artigos científicos para saber o por quê, ele come carne vermelha sim, come biscoito de maizena sim e pão também e com as próprias mãozinhas, não consome nada industrializado, comeu papinha da Nestlé 2 vezes e achou ruim (catou um aipim da mesa onde eu comia e traçou na hora!).

Pelo amor de Deus, cada um cuidando da sua cria, sem paranóias, sem radicalismos. Essa galera que estou citando aqui, se for para o Afeganistão vira mulher-bomba de tão xiita. Não pode ser assim, a vida não é assim, erramos e voltamos atrás, tentamos 1, 2, 3 vezes para que as coisas funcionem como queremos e mesmo assim erramos de novo, mas nem por isso vou me sentir culpada por nada com meu filho, tudo que faço é por muito amor.

Para terminar, saí do grupo e certamente a vida regradassa daquelas mamães voltou ao normal. Tomara que esses bebês estejam sendo acima de tudo bem cuidados e muito amados como o meu está sendo.

Se você não concorda comigo, deixe sua opinião. Nunca pedirei para que se retire nem apagarei seu comentário como fizeram comigo. Opiniões diferentes das minhas serão eternamente bem-vindas!

Monte de beijos e obrigada por escutarem sempre os meus desabafos! Dormirei mais tranquila...  

4 comentários:

  1. Eu adorei! Concordo em gênero, numero e grau com vc. Ja sai de varios desses grupos por nao concordar com tanto radicalismo. Antero come de tudo e muito. E também esta super saudável. A sensação q eu tenho é q essas mães jogam todas as suas frustrações em cima do filho ( talves de forma não cociente) e acabam dando uma surtada em relação a alguns aspectos e esse da alimentação é o mais comum. Bjo
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Esse o principal motivo pelo qual eu não participo de grupos no Facebook. Deixou de ser espaço de contribuição para ser palco de exibição há muito tempo. E não é somente em grupos de mães, jornalistas, bailarinas, grupos de gastronomia, história, enfim, todos em algum momento revelaram integrantes ridículos que eu não faço questão de dividir nem meu espaço virtual.
    E em relação as "lindas regras das mães", meu sobrinho tem 6 anos e ainda fala 'xaudade da tia Nathaia", mas enquanto outras crianças nessa idade falam "sim", "não" e "talvez", ele tem um vocabulário absurdo mesmo não falando corretamente. Ou seja... Depende de cada criança e pronto.
    Adorei o texto, Lor! Beijoca!

    ResponderExcluir
  3. Eu não estava sabendo disso tudo mas li sua resposta e achei muito consciente e apoio e penso igual a você quanto a alimentação dos nossos pequenos, isso é uma coisa que me preocupava muito aqui, pois é um País muito diferente do nosso na sua alimentação e na qualidade dos alimentos por serem maioria importados, mas tudo é questão de ser flexível. Concordo plenamente no que você fala de comparações, todos nós e cada criança são diferentes e consequentemente irão ter desenvolvimentos diferentes. Um beijo e siga dando sua experiência.

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Fico feliz que ainda há algumas pessoas que concordam comigo, porque fui massacrada nesse dia...foi horrível porque acabei me sentindo a pior mãe do planeta porque não sigo o mesmo método de alimentação que elas. Mas ainda acho que o bom senso e o respeito à natureza de cada criança é o mais importante. Monte de beijos pra vocês!

    ResponderExcluir

Se quiser, deixe aqui seu comentário!

O quê é COACHING?

Olá!! Vocês já devem ter percebido que tenho falado um pouco (ou muito) sobre COACHING, COACH... Pois então, se você não sabe do que se tr...