terça-feira, 22 de outubro de 2013

Pesquisas com animais x estilo de vida

Voltei, gente!

Esses dias tenho escutado muito as pessoas dizerem sobre defesa dos animais, vegetarianismo, veganismo, enfim, aquele caso do Instituto Royal trouxe à tona uma série de questões que tenho certeza que deixam as pessoas em dúvida, principalmente sobre questões alimentares. Desse assunto posso tratar com um pouco mais de propriedade porque sou nutricionista.

Quanto ao uso de animais como cobaias em testes científicos, é muito difícil e custoso os métodos alternativos hoje em dia, sem contar que se hoje tomamos remédios, é porque um dia foram testados em animais antes de serem liberados para uso humano. O quê rolou com o Instituto Royal é que usaram Beagles, cachorrinhos lindos e fofos para os experimentos. Ninguém se lembra quando milhões de ratos são usados em pesquisas. Eu mesma, na faculdade de nutrição, como matéria do currículo do curso, já abri e fechei ratinhos indefesos. O grande lance é que nossa sociedade gosta, ama cachorrinhos, são nossos pets, amiguinhos de estimação. Sou mãe de uma cadelinha e a amo demais e também não gostaria de ver Pinshers sendo usados como cobaia. Outra coisa é que aqueles animais que foram soltos pelos ativistas já estão infectados por doenças, já foram inoculados certamente morrerão fora dali, é triste, mas é a  verdade. Não sei bem em que condições se encontravam porque cada lugar que leio algo diz uma coisa diferente, parece que ninguém está sendo imparcial.

Bem, mas minha proposta é falar sobre alimentação, certo. Vamos lá. Quem são os vegetarianos? Aquelas pessoas que simplesmente não comem carne de nenhuma espécie. Quem são os ovolactovegetarianos? São pessoas que além de não comerem carne, não comem ovos nem leite e seus derivados. Quem são os vegans? São pessoas que tem por filosofia de vida a proteção aos animais, que além de não comerem carne nenhuma, não consomem nada, nada mesmo que venha de origem animal. Quando digo nada isso inclui couro (sapatos, bolsas, entre outros), qualquer derivado de leite de qualquer animal, qualquer produto que contenha compostos vindos de animais, ou seja, nada, nadinha mesmo!!!! Apenas produtos vegetais. 

Agora que já sabem o quê é cada tipo de alimentação, vou dar minha opinião. O ser humano tem 7 metros de intestino porque ele é um ser carnívoro. Nosso intestino é enorme pura e simplesmente porque precisamos de tempo suficiente para digerirmos carne e absorver nutrientes dos alimentos. Nossa constituição corporal precisa dos nutrientes da carne para se manter forte e saudável. Eu nunca serei vegetariana ou nenhuma dessas outras opções acima, acredito que precisamos, fisiologicamente falando, da carne, pois ela além de nos fornecer proteínas de boa absorção, também nos nutre com zinco, ferro (o da carne é 23% absorvido e o dos vegetais apenas 8%), vitaminas do complexo B (essenciais para a mulher principalmente). Assim, acho necessário o consumo moderado e variado de carnes de todos os tipos, de preferência menos gordurosas, de boa procedência e grelhadas, assadas ou cozidas. 

Não concordo com crueldades e coisas do tipo. Há conveções que tratam do uso de animais para experimentos para evitar sofrimentos. O quê são convenções? São regras e protocolos mundialmente estabelecidos para um determinado processo. Ah! Mas concordo com o fato de matar animais em abatedouros para consumo humano? Sim, concordo! Também há protocolos para isso, por isso digo para consumirmos carne de boa procedência. Esses animais são criados para consumo e, desde que a humanidade se reuniu em sociedade é assim, plantar e criar para subsistência. O mundo se tornou capitalista e resolveram matar todos os bichos para vender e comer cruelmente? NÃO! Pode até parecer assim, mas não creio que seja só isso. Temos que aceitar o mundo como ele é hoje.  Não vamos retroceder e voltar a cultura de subsistência, isso é pura utopia.

Não podemos juntar  "lé com cré", minha gente! Não sou a favor de crueldades com animais em pesquisas científicas e em em nenhuma outra situação, mas consumo carne sim e  isso não me torna hipócrita ou qualquer coisa do tipo. Escolha sua filosofia de vida, seu estilo de vida e siga em frente, meu caro. Só uma dica, se você quer levar uma vida dessas aí que citei acima, procure saber sobre suplementação, principalmente daqueles nutrientes que mencionei, ok. Evitem os julgamentos, combinado. E viva a diversidade!

Monte de beijos!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se quiser, deixe aqui seu comentário!

O quê é COACHING?

Olá!! Vocês já devem ter percebido que tenho falado um pouco (ou muito) sobre COACHING, COACH... Pois então, se você não sabe do que se tr...