Olá, amigas mães!!
Acho que vocês, assim como eu, as vezes se sentem culpadas por algumas atitudes que temos com nossos filhos. Pelo que tenho escutado por aí, é um sentimento inerente ao fato de ser mãe. Não acredito muito numa mulher que não se sinta culpa por nada com relação aos filhos. Eu, que sou mãe há apenas 1 ano e 10 meses, sou tomada fortemente por esse sentimento que me deixa até triste de vez em quando...mas de vez em quando mesmo, estou aprendendo a domar esse sentimento desnecessário, afinal, nenhuma mãe faz nada desejando o mal do seu filho, consequentemente, nunca deveria se sentir culpada, não é mesmo?!
Há alguns dias atrás, uma participante de um grupo do qual estou inserida no Facebook, o Zalika, que trata de assuntos maternos - grupo excelente por sinal, que me acolheu super bem - sugeriu que contássemos o que nos fazia sentir culpadas em relação a nossos filhos, de brincadeira, dizemos que somos "menas mães". Foi uma chuva de comentários, a maioria muito engraçados, chegamos até a uma disputa para saber quem era a "menas menas"! Kkkkkkkkkkk!! Foi muito legal, porque acabamos dismistificando algumas coisas que achamos que fazemos de errado, mas o errado não existe, existe o que funciona para mim e meu filho, mas não funciona para outras mães, enfim, o assunto rendeu muitos dias e foi super divertido!
Então, resolvi fazer a minha lista de "menas mãe" que sou, e a partir disso descobri que o grande dom de uma mãe é MORDER A PRÓPRIA LÍNGUA! Essa história das ainda não-mães dizerem: " não farei isso, não farei aquilo com meu filho", é apenas a deixa para que ela, nos primeiros meses de vida de seu rebento, comece a morder a língua! Hahahahaha!!!!
Vamos à minha listinha:
1) deixo fazer bagunça com a comida nas refeições (com parcimônia, é claro, não gosto de desperdício);
2) deixo ficar sem comer e depois, se sentir fome, ele me pede. Não fico obrigando a comer;
3) tiro meleca com a mão e limpo na minha roupa ou na dele;
4) o ensinei a "tirar suas próprias melecas", "limpar o salão" (ele não me deixa tirar com cotonete);
5) não lavo mais as roupas novas antes de usá-las (já há um bom tempo...);
6) se precisar colocar nele uma roupinha que não esteja passada, também não vou passar;
7) o deixo escolher os sapatos que quer usar e, as vezes, as roupas também;
8) há muito tempo não fervo chupetas e mamadeiras (ele ainda engatinhava quando resolvi fazer isso);
9) quando ele arrota o ensinei a dizer: "êeeee, boooiii!";
10) dou risada, e ele também, quando ele solta pum;
11) ensinei a fazer careta;
12) ensinei a musiquinha que minha mãe me ensinou e que diz assim: "tô com um problema sério, coronel, quero cagar não posso. Toma limonada pra cagar de madrugada"!
13) o coloco no "cantinho do pensamento" já tem bastante tempo quando não me obedece ou faz algo grave;
14) o deixo subir no escorregador pelo escorrega e não pela escadinha;
15) o deixo jogar bola dentro de casa (já até quebrou coisas! Exercitando minha capacidade de desapego!);
16) aimm... tem mais um monte de coisas! Vou parar por aqui!
Se você se identificou e quer muito desabafar, compartilhe seus momentos "menas" comigo" Vou adorar ver que somos mães normais que cuidam e amam seus filhos, porque só é "menas" quem fica junto, quem observa, quem cuida de seu filho!!
Monte de beijos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se quiser, deixe aqui seu comentário!