terça-feira, 10 de junho de 2014

Papo de mãe: o que te faz se sentir "menas mãe"?

Olá, amigas mães!!

Acho que vocês, assim como eu, as vezes se sentem culpadas por algumas atitudes que temos com nossos filhos. Pelo que tenho escutado por aí, é um sentimento inerente ao fato de ser mãe. Não acredito muito numa mulher que não se sinta culpa  por nada com relação aos filhos. Eu, que sou mãe há apenas 1 ano e 10 meses, sou tomada fortemente por esse sentimento que me deixa até triste de vez em quando...mas de vez em quando mesmo, estou aprendendo a domar esse sentimento desnecessário, afinal, nenhuma mãe faz nada desejando o mal do seu filho, consequentemente, nunca deveria se sentir culpada, não é mesmo?!

Há alguns dias atrás, uma participante de um grupo do qual estou inserida no Facebook, o Zalika, que trata de assuntos maternos - grupo excelente por sinal, que me acolheu super bem - sugeriu que contássemos o que nos fazia sentir culpadas em relação a nossos filhos, de brincadeira, dizemos que somos "menas mães". Foi uma chuva de comentários, a maioria muito engraçados, chegamos até a uma disputa para saber quem era a "menas menas"! Kkkkkkkkkkk!! Foi muito legal, porque acabamos dismistificando algumas coisas que achamos que fazemos de errado, mas o errado não existe, existe o que funciona para mim e meu filho, mas não funciona para outras mães, enfim,  o assunto rendeu muitos dias e foi super divertido!

Então, resolvi fazer a minha lista de "menas mãe" que sou, e a partir disso descobri que o grande dom de uma mãe é MORDER A PRÓPRIA LÍNGUA! Essa história das ainda não-mães dizerem: " não farei isso, não farei aquilo com meu filho", é apenas a deixa para que ela, nos primeiros meses de vida de seu rebento, comece a morder a língua! Hahahahaha!!!!

Vamos à minha listinha:
1) deixo fazer bagunça com a comida nas refeições (com parcimônia, é claro, não gosto de desperdício);
2) deixo ficar sem comer e depois, se sentir fome, ele me pede. Não fico obrigando a comer;
3) tiro meleca com a mão e limpo na minha roupa ou na dele;
4) o ensinei a "tirar suas próprias melecas", "limpar o salão" (ele não me deixa tirar com cotonete);
5) não lavo mais as roupas novas antes de usá-las (já há um bom tempo...);
6) se precisar colocar nele uma roupinha que não esteja passada, também não vou passar;
7) o deixo escolher os sapatos que quer usar e, as vezes, as roupas também;
8) há muito tempo não fervo chupetas e mamadeiras (ele ainda engatinhava quando resolvi fazer isso);
9) quando ele arrota o ensinei a dizer: "êeeee, boooiii!";
10) dou risada, e ele também, quando ele solta pum;
11) ensinei a fazer careta;
12) ensinei a musiquinha que minha mãe me ensinou e que diz assim: "tô com um problema sério, coronel, quero cagar não posso. Toma limonada pra cagar de madrugada"! 
13) o coloco no "cantinho do pensamento" já tem bastante tempo quando não me obedece ou faz algo grave;
14) o deixo subir no escorregador pelo escorrega e não pela escadinha;
15) o deixo jogar bola dentro de casa (já até quebrou coisas! Exercitando minha capacidade de desapego!);
16) aimm... tem mais um monte de coisas! Vou parar por aqui!

Se você se identificou e quer muito desabafar, compartilhe seus momentos "menas" comigo" Vou adorar ver que somos mães normais que cuidam e amam seus filhos, porque só é "menas" quem fica junto, quem observa, quem cuida de seu filho!!

Monte de beijos!  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se quiser, deixe aqui seu comentário!

O quê é COACHING?

Olá!! Vocês já devem ter percebido que tenho falado um pouco (ou muito) sobre COACHING, COACH... Pois então, se você não sabe do que se tr...