quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Mudança de planos na alimentação do Tuco

Olá, mamães e papais!

Na semana passada fiz um post sobre a papinha que eu fazia para o Arthur. Sim! Fazia! Nessa viagem que fizemos no fim de semana ele me deu a deixa para mudar tudo e parar de fazer a papinha e passar a oferecer a comida de casa. Chegou a hora do meu bebezinho crescer, né!?

Se vocês me acompanharam pelo Instagram (@lorenaperdigao) nesse domingo, viram a foto do pratinho de "peão" que o Tuco traçou: arroz, feijão, purê de batata e bife de boi. Ah! E repetiu 3 vezes, só não repeti o purê pois fiquei com medo de ter muita manteiga ou creme de leite, sei lá, daí fiquei com receio.
Prato cheio...
Prato vazio!
Aliás, nessa viagem o Tuco me surpreendeu no quesito alimentação! Era "dedeira" cedinho, 1 pão francês inteiro (as vezes mais uma metadinha) e uma banana e mamão (é, isso mesmo, tudo junto!) na colação, adorou uva-passa, comeu muita carninha e nem deu bola para o raio da papinha da Nestlé que comprei para "cercar a zebra". Comprei uma que vem num pote grandão para acima de 12 meses, experimentei e até achei mais ou menos, mas o Tuco não comeu por nada, o jeito foi dar o quê havia por perto, né.

Hoje aqui em casa o papá foi arroz integral, feijão, abobrinha e batata baroa (mandioquinha) refogadinha (do jeito que fiz no post sobre papinhas), vagem cozida e bife de peito de frango. A foto que vou postar abaixo é do papá de domingo à noite onde só troquei o arroz com feijão por macarrão de letrinha. 

Fiquei muito, mas muito mesmo, impressionada como o Tuco gostou de comer o almoço de hoje! Ele apontava para o prato e me pedia a comida, abria um bocão que fiquei apavorada. Há muito ele não comia desse jeito, acho que já estava passando da hora de mudar radicalmente a alimentação dele, afinal ele já tem até os caninos (estão os 4 nascendo, os de cima já na metade do caminho). Notei também que já não quer tomar a quantidade de leite que bebia antes. Cheguei a dar mamadeiras de 300mL de leite sem lactose para ele, mas agora está mamando apenas 250mL, mas sempre adicionado de um suplemento, o Fortini sem sabor, indicado pela pediatra devido a dificuldade do Arthur em ganhar peso e as gripes intensas e constantes que o fazia perder peso muito rapidamente.


O Fortini não é engrossante de leite, ok. É um suplemento e só é vendido em farmácias. Não use se você apenas acha seu filho magrinho, tem que ter indicação para isso. O Arthur estava com o IMC baixo, quase na linha abaixo da normalidade e a altura muito acima da linha da normalidade. Vou postar essas tabelas aqui embaixo, mas todas essas tabelas estão na caderneta de vacinação do seu bebê, tanto para os meninos quanto para as meninas, é só olhar e começar a marcar para ver se está tudo ok.

Tabela de IMC x idade.

Tabela Altura x Idade para meninos.

Resumão para facilitar a vida!

O Arthur aos 13 meses estava com 78cm e 9,540kg, perceberam a discrepância? Mas tem onde puxar, já que eu e meu marido somos magros (apesar da minha infância gordinha). 

Bem, pessoal, se quiserem mais informações entrem em contato comigo ou procurem no site do Ministério da Saúde.

Monte de beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se quiser, deixe aqui seu comentário!

O quê é COACHING?

Olá!! Vocês já devem ter percebido que tenho falado um pouco (ou muito) sobre COACHING, COACH... Pois então, se você não sabe do que se tr...