terça-feira, 30 de julho de 2013

Pílula Mágica da Obesidade

Bom dia, pessoal!

Hoje o assunto é pra todo mundo, mulheres, homens, idosos, crianças...enfim, obesidade é a epidemia do mundo atual. O alarme está soando!! Hoje os problemas com a obesidade já superam o problema da fome no mundo.
Alguns dados sobre obesidade:
- A Diabetes está provocando uma crise de saúde no México;
- No Kuwait encontram-se as pessoas mais obesas do mundo;
- Aumento da obesidade global de 82%, durante as últimas duas decadas;
- Os países do Oriente Médio estão mais obesos do que nunca, apresentando um aumento na obesidade de 100% a partir de 1990.
- O chamado estilo de vida ocidental está sendo adotado em todo o mundo, e os impactos são iguais em todas partes;
- As pessoas estão vivendo mais tempo do que o previsto em 1990 - em média, 10,7 anos a mais para os homens, e 12,6 anos a mais para as mulheres. Mas, para muitos deles, a qualidade de vida durante esses anos não é boa. De acordo com o estudo, em média, as pessoas ficam atormentadas por doenças ou dores durante os seus últimos 14 anos de vida, a maioria desses problemas e sintomas em decorrência da obesidade (hipertensão, diabetes, problemas posturais e ortopédicos, doenças do coração, AVC, entre outros).
 
Dando uma volta pelas redes sociais agora pela manhã, vi esse vídeo que achei bem interessante:

Pílula Mágica Contra a Obesidade

Embora o vídeo tenha sido produzido pela Coca-Cola, um dos ícones da cultura do fast food, do junk food (juntamente ao Mc Donald's e todos os outros da mesma linha de "porcarias"), o vídeo é muito bom. A ideia é boa. Mostra claramente como nossos hábitos diários influenciam no funcionamento do nosso organismo. Como as facilidades modernas nos acomodam e nos deixam mais e mais parados, sem movimentação, sedentários. Além disso, nossa "falta de tempo" não nos permite ter alguns momentos, que deveriam ser sagrados: o de realizar uma boa refeição e se exercitar.

As pessoas perderam o prazer de se sentarem à mesa com seus familiares, de irem caminhando para o trabalho e encontrar com os conhecidos e dar-lhes bom dia, de sentirem o vento no rosto ao fazer uma boa caminhada num parque ou na praia...falta tempo, falta disposição, falta dinheiro, falta felicidade, falta amor ao seu próprio corpo, falta cuidado consigo mesmo, falta vontade de levar os filhos para  brincar na praça, falta tanta coisa que perdemos o prazer na coisas pequenas. Sobra bastante coisa! Sobra problema, sobra cansaço, sobra irritação, sobra estresse, ixi! Sobram tantas coisas ruins que poderia ficar um dia inteiro escrevendo sobre isso...

Nossas vidas são demasiadamente corridas, eu mesma quase não ando à pé e não subo escadas, mas confesso que adoro me sentar à mesa com meu marido todos os dias para almoçar, como num ritual. Me faz bem! Meus ensaios e aulas de flamenco e os momentos de brincadeiras com meu filho também são alguns desses momentos prazerosos e que de forma alguma abro mão!

Esse momento da refeição e atividades físicas devem ser como a hora de tomar um remédio que, sem ele, você não vive. Dá pra me entender? São indispensáveis ao funcionamento normal do seu corpo. Levando em conta que seu corpo é o seu templo, que carrega sua alma, sua existência, por que não cuidá-lo? Por que não tratá-lo com respeito? Aí, você vai me dizer que seu prazer é comer...e comer muito. Sua vida também não pode ser SÓ prazer! Algum desafio também faz a gente querer seguir em frente e, mudar velhos hábitos pode ser um desses desafios! Quer prazer maior que alcançar uma meta?

Ok, já falei demais, me empolguei, até me emocionei. Acho que agora posso começar alguns posts sobre alimentação, já que sou nutricionista também.

Perder peso, começar a malhar, fazer uma faculdade ou qualquer outro desafio na sua vida só dependem de uma pílula: A DA FORÇA DE VONTADE, DA SUA FORÇA INTERIOR!!! PÍLULAS DE CORAGEM E DETERMINAÇÃO!

É isso! Promento um post sobre alimentação em breve, certo. Não prometo milagres para perda de peso ou tratamento de obesidade, mas posso contribuir nas mudanças de hábitos.

Até a próxima!

Monte de beijos!













2 comentários:

  1. parabens querida!! Adorei o texto.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Iris! Continue visitando o blog e deixando suas impressões, ok!
      Monte de beijos!

      Excluir

Se quiser, deixe aqui seu comentário!

O quê é COACHING?

Olá!! Vocês já devem ter percebido que tenho falado um pouco (ou muito) sobre COACHING, COACH... Pois então, se você não sabe do que se tr...