segunda-feira, 30 de julho de 2018

Hipotireoidismo, eu tenho

Oi, pessoal!


Hoje comentei com vocês pelo stories que tenho um problema chamado HIPOTIREOIDISMO e que todas as manhãs preciso tomar um medicamento. Pois é, pra quem nunca viu nem ouviu falar isso é uma doença que ocorre devido a uma disfunção na glândula Tireóide, responsável pela produção de T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) e são esses dois xexelentos que controlam como cada célula do corpo gasta energia - o chamado metabolismo.

Já quem regula a produção de T3 e T4 é outro hormônio, o TSH, e esse é produzido na glândula hipófise (lá no nosso cérebro). O TSH age como se fosse um interruptor: quando faltam T3 e T4 no sangue, o TSH sobe (fica “ligadão”) e com isso tenta normalizar os níveis destes hormônios. De forma inversa, quando T3 e T4 estão elevados no sangue o TSH fica “desligado” e seus níveis no sangue caem. O HIPOTIREIODISMO ACONTECE QUANDO T3 E T4 ESTÃO BAIXOS... pensa na treta! Se T3 e T4 estão baixos é sinal que o metabolismo está baixo, lento. E eu fico como? Com sono, falta de ânimo, dificuldade pra emagrecer (tudo bem que a comilança contribui, mas...) e tendo que usar medicamento diariamente para ajudar a controlar.

O hipotireoidismo pode causar um aumento de volume da tireóide. Contudo, esse aumento não é acompanhado de mais produção dos hormônios tireoidianos, mas sim pela queda na produção dos hormônios T3 e T4.
Como outros problemas da tireóide, o hipotireoidismo é mais comum na gente, mulheres (segura mais essa marimba!), mas pode ocorrer em qualquer indivíduo independente de sexo ou idade. Olha essa listinha de sintomas do hipotireoidismo:
  • Depressão
  • Desaceleração dos batimentos cardíacos
  • Intestino preso
  • Menstruação irregular
  • Diminuição da memória
  • Raciocínio lento 
  • Cansaço excessivo
  • Dores musculares
  • Sonolência excessiva
  • Pele seca
  • Queda de cabelo
  • Ganho de peso
  • Aumento do colesterol no sangue
  • Unhas quebradiças
  • Edema (ficar muito inchada)
Mas eu não tenho tudo isso aí, não viu!! O grande lance, o que tem sido o calo pra mim é o fato de ter dificuldade para perder peso e o inchaço (preciso de diurético diariamente). Oh, meu Deus!! Logo eu que sempre fui magrela! Nunca imaginei que um dia teria essa dificuldade na vida...mas a idade e o hipotireoidismo chegam, né amigas. Com  36 anos o metabolismo já não é mais essa Coca-Cola toda e com essa treta da tireóide ainda...

Na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, uma disfunção auto-imune, mas, em mim, o problema é mais simples, apenas uma alteração pequena nas paredes da minha tireóide. A gente descobre se é a "feliz" portadora de hipotireoidismo através de exames de sangue bem simples, dosagens de T3, T4 e TSH, os médicos costumam solicitar quando fazemos checkup anual. Mas tem que ir ao médico e fazer o bendito checkup anual, hein!! Para de enrolar!

O hipotireoidismo também afeta recém-nascidos, mas nesses casos, o problema é diagnosticado pelo "teste do pezinho" e o tratamento deve ser iniciado imediatamente. Meu hipotireoidismo foi diagnosticado na primeira gestação, mas me cuidei direitinho e nem o Tuco nem o Rafa tiveram nenhuma sequela nem tem hipotireoidismo congênito.

Bom, minha gente, mas o pulso ainda pulsa e o jeito é observar os sintomas, manter os exames em dia com seu médico e, caso já seja diagnosticada, usar a medicação regularmente. Uma boa alimentação, água e exercícios físicos também irão te ajudar (sempre ajudam em tudo!).

Olha aí a danada! Mas gosta de uma treta essa tal de tireóide!



Monte de beijos!

O quê é COACHING?

Olá!! Vocês já devem ter percebido que tenho falado um pouco (ou muito) sobre COACHING, COACH... Pois então, se você não sabe do que se tr...