segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Papo de cozinha: mini cupcakes de baunilha com brigadeiro de chocolate meio amargo

Obaaa!!! As receitinhas voltaram!

Bom dia pra todo mundo que, assim como eu, adora uma baguncinha na cozinha!

Nesse feriado, por motivos óbvios, fiquei em casa com as crias e meu filhote mais velho adora um bolinho, tanto comer quanto me ajudar a fazer. Me ajuda daquele jeitinho que só uma criança de 3 anos sabe (bagunça, confusão e gritaria mode on!), mas a carinha de satisfação do pequeno comendo massa crua e depois que o bolo fica pronto não tem preço! Enfim, sem nada pra fazer, indo pra casa da minha mãe almoçar, resolvi fazer um bolo pra tomar com café e logo pensei: "porque não mini bolos confeitados?" Porque fazer? Porque não fazer? Fiz!!!! Em 30 minutos estava tudo prontinho e era só confeitar!

Vamos à receita!

Massa suficiente para 60 mini cupcakes:
2 ovos
1 xícara de açúcar
1/2 caixinha de creme de leite
1 + 1/4 de xícara de farinha de trigo
1 colher de café de essência de baunilha
1 colher de chá bem cheia de fermento em pó

Bata as 2 claras em neve firme, junte as gemas. Acrescente o açúcar e bata bem. Acrescente o creme de leite, a farinha (se possível peneirada), a essência de baunilha e, por último, o fermento. Aqueça o forno uns minutos à 200º, coloque as forminhas de papel nº 3 na forma de inox especial para mini cupcakes.


Encha as forminhas até a metade e ponha no formo por no máximo 15 minutos. Teste se está assado com um palito de dente: enfie em um bolinho até o final, se o palito sair limpo é porque já está assado. Não deixe corar demais. Retire da forma de inox e deixe esfriar.

Brigadeiro de chocolate meio amargo:
1 lata de leite condensado
1/2 caixinha de creme de leite
1/2 barra de chocolate meio amargo
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1/2 xícara de leite
1 colher de sopa bem cheia de amido de milho

Junte todos os ingredientes, menos o leite e o amido de milho, numa panela e, em fogo médio, mexa até começar a borbulhar. Dissolva o amido de milho no leite sem deixar bolinhas e acrescente, ainda com o fogo aceso, mexendo sem parar para não empelotar. O ponto certo será quando começar a soltar da panela. Sem o amido de milho, o brigadeiro ficará com um ponto de chicletinho, como os brigadeiros de festa e ficará difícil para manusear com saco de confeiteiro.
Para confeitar, usei saco de tamanho pequeno e bico pitanga número 22 da marca Celebrate (ou o que vc quiser!!).


Mini cupcakes prontos!!!  


Monte de beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se quiser, deixe aqui seu comentário!

O quê é COACHING?

Olá!! Vocês já devem ter percebido que tenho falado um pouco (ou muito) sobre COACHING, COACH... Pois então, se você não sabe do que se tr...