quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Dica de amiga: evitando as estrias na gravidez

Olá!

Hoje o assunto é ameno, alguns podem até achar banal ou fútil, mas sabendo que nos cuidar e nos acharmos bonitas é importante pra auto-estima e, assim, para nossa felicidade, resolvi contar o que usei nas minhas 2 gestações para evitar as tão temidas estrias.

Em primeiro lugar, o quê são as estrias? São cicatrizes ocasionadas pelo rompimento das fibras elásticas e de colágeno geradas por estiramento excessivo ou rápido da pele ou por mudanças hormonais que acontecem durante a gestação. Além disso, a gente deve entender que essa coisa de ter estrias depende não só do produto que você usa no tratamento antes - durante - depois da gestação (é! Tudo isso!), mas também do seu tipo de pele e fatores hereditários, ou seja, se sua mãe e avó tiveram sua chance de ter também aumentam, tem também o ganho de peso exagerado que é o motivo principal  do aparecimento de estrias na gravidez.

Minhas dicas são:

  1. CONTROLE O SEU PESO! Isso não será importante apenas para manter sua pele lisa, mas para que você não tenha diabetes gestacional, para que seu bebê nasça de tamanho normal e sem diabetes, para que, após o parto, você consiga voltar ao seu peso normal, para sua pressão se manter normal...é tanta vantagem controlar o peso durante a gravidez que a estria é o mais simples! Mas como nosso foco são elas, ganhei na primeira gestação 14kg e na segunda 8,5kg, sendo que na primeira ganhei mais peso porque estava muito magra (abaixo do meu peso normal) e anêmica, minha barriga não ficou imensa, fora do normal em nenhuma delas e, além disso, tenho a pele bastaaannnnnnnte flácida (Humpf!!) o que contribuiu pra que eu não tivesse nenhuma estriazinha durante a gravidez.
  2. HIDRATE SUA PELE! A pele tem que estar hidratada para que as fibras não se rompam e aguentem a pressão que o crescimento da pele faz durante a gravidez. Pesquisando um pouco descobri quais os componentes indicados para um bom hidratante nesse período: produtos que contenham em sua fórmula ureia (máximo 3%), lactato de amônia, colágeno, elastina, vitamina E e óleos vegetais são os recomendados. 
  3. CUIDADO COM HIDRATAÇÃO DOS SEIOS! Trate de evitar a região das auréolas e mamilos, eles estão se preparando para a amamentação e hidratantes podem deixar a pele dessa região muito finas e sensíveis podendo causar rachaduras no início da amamentação (e dói demais, viu!!!).
Os produtos que usei:

Esse primeiro produto usei das 2 gestações, sendo que na primeira usei só ele, 2 vezes por dia. É o Elast Cream, da ADCOS. Ele é muito bom, não fica melado, seca rapidinho na pele e não tem cheiro forte (perfume). Esse recomendo pra todo mundo!! Ah! E pode ser usado desde que é descoberta a gravidez e foi o que fiz.

Já o Bio-Oil, usei a partir do sexto mês da minha segunda gestação, intercalando com o da ADCOS de manhã e à noite o Bio-Oil. Ele é bem aguadinho, tem um perfume que é suportável e seca rápido na pele, mas quando tomava banho pela manhã sentia a pele oleosinha. Ganhei de uma amiga que usou apenas um pouco e teve alergia... Tive um pouco de medo de usar por causa desse histórico, mas comigo não aconteceu nada. No vidro diz que, na gestação, só pode ser usado a partir do 2º trimestre, ou seja, do sexto mês.

Nos seios, só na segunda gestação, usei o Mustela específico para seios. Passava beeemmmm pouquinho só por fora da auréola, mas admito que não usei por muito tempo, pois tive medo de deixar a pele sensível demais. Na primeira gravidez não passei absolutamente nada no peito. 

Essas foram as minhas experiências, ok. Conversem com as amigas mães, com a sua mãe, sua avó (elas sempre tem uma receitinha pra tudo!) e façam o que melhor couber na sua vontade, paciência e no seu bolso.

Independente de como seu corpo fique após a gravidez, lembre-se sempre de que todas as mudanças aconteceram porque você gerou, dentro de você, um novo ser e isso é o maior milagre da vida! Já somos lindas e especiais por termos essa capacidade, independente de ter ou não estrias ou qualquer outra coisa que as pessoas julguem "feias". Se ache linda, se ache perfeita, pois seus filhos acham isso de você!!!

Monte de beijo e sejamos felizes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se quiser, deixe aqui seu comentário!

O quê é COACHING?

Olá!! Vocês já devem ter percebido que tenho falado um pouco (ou muito) sobre COACHING, COACH... Pois então, se você não sabe do que se tr...