sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Papo de cozinha: receita de Yakisoba

Voltei diretamente da minha cozinha!
Esses dias o caboclo cozinheiro baixou em mim e tenho feito muitas proezas gastronômicas. Como me mudei de apartamento há quase 2 meses, aproveitei para comprar um fogão novo, já que sempre odiei o meu, um cook top lindo, mas ordinário. Fiquei 2 anos sem forno à gás e eu detesto forno elétrico...enfim, com fogão e forno novinhos em folha, agora vocês terão o melhor da minha versão chef! Kkkkkkk!!
Na semana passada fiquei com muita vontade de comer um yakisoba. Adoro o da barraquinha da japonesa da pracinha do Epa (quem mora em Vitória sabe que lá tem uma feirinha com muita comida todas as sextas – feiras), mas queria eu mesma fazer. Daí comprei tudo e botei a mão na massa!
Fiz assim: (receita para 8 pessoas)
1 pacote de macarrão para yakisoba (aquele igual miojo, mas sem tempero, sabem?)
400mL de molho pronto para yakisoba (nunca tinha usado, mas gostei. É um pouco picante.)
200mL de molho shoyo (molho de soja)
400gr de peito de frango picado em cubos
400gr de filé mignon picado em cubos
2 cebolas grandes fatiadas e cortadas ao meio (cortado em tiras mais grossinhas num formato de C)
1 acelga pequena
½ repolho roxo ou branco (preferi o branco)
1 pimentão (eu prefiro o verde)
3 cenouras cortadas em palitos
1 couve-flor pequena
1 brócolis japonês pequeno (aquele que é bem macio)
1 bandejinha de cogumelos paris frescos

Lave bem e corte todos os vegetais, menos as cebolas. Fervente em água com um pouco de sal, gosto de deixá-los todos crocantes, por isso não deixe cozer por muito tempo. Reserve tudo em uma vasilha. Cozinhe o macarrão na água com sal e reserve. Numa panela tipo Uok (aquelas panelas bem abertas de japonês), frite toda a carne, já pré temperada com pouco sal e alho, em óleo e, quando estiver bem fritinha adicione as cebolas, um pouco de shoyo e um pouco de molho para yakisoba. Deixe a cebola corar, mas não deixe amolecer demais, e comece a acrescentar as verduras e adicionar mais molho para yakisoba e shoyo. Deixe o molho incorporar um pouco e acrescente o macarrão aos poucos, mexendo sempre e acrescentando o restante do molho de yakisoba e do shoyo.
Eu gosto de fazer com frango e carne, mas pode ser com apenas um dos 2 ou ainda com os 2 mais camarão como na receita tradicional.
Usei pela primeira vez o molho pronto para yakisoba  e ele é bem agridoce e apimentado, então, se você não curte esses sabores, basta usar apenas shoyo  e, ao final, retire o macarrão com as verduras e carnes, deixe o molho na panela e engrosse com um pouquinho de amido de milho e 1 colher de chá de açúcar e um tiquinho de pimenta do reino (se você gostar). Volte tudo para a panela para pegar o saborzinho final. Dá um pouco mais de trabalho, mas fica bem bem gostoso!

Olha meu yakisoba aí, gente!!!
Dá trabalho, suja panela, faz bagunça, mas vale a pena! Fica delícia!!
Monte de beijos e bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se quiser, deixe aqui seu comentário!

O quê é COACHING?

Olá!! Vocês já devem ter percebido que tenho falado um pouco (ou muito) sobre COACHING, COACH... Pois então, se você não sabe do que se tr...