sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Receita: risoto de funghi com iscas de filé mignon

Oi, meninas e meninos!

Ontem recebi em minha casa minha sogra, minha cunhada com o marido e minha sobrinha linda e, para tal evento, resolvi preparar um risoto, que é minha especialidade, modéstia parte...hihihihi! Quem é meu amigo bem próximo já pôde provar dessa minha habilidade e já aprovou, meu marido ama os risotos que faço e prefere até comer em casa do que pedí-los em restaurante. É engraçado que quando comemos risoto fora de casa sempre reclamamos e dizemos que eu consigo fazer igual ou melhor! Não estou me sentindo a chefe de cozinha não, mas todo mundo tem uma coisinha que prepara melhor na cozinha e eu amo fazer e comer risotos!

Ok! Sei que está na moda essa coisa de cozinha fit, light, vida saudável, bolo/pudim/vida de whey protein, mas não sou dessa turma e gosto bastante de comer e comer bem. Todo mundo já reparou que minha alimentação de todos os dias é composta por verduras cruas, cozidas e carne basicamente (basta me seguir no meu IG @papodeamiga_lorena), assim, me dou o direito de comer essas cositas pesadas as vezes. Reunir os amigos ou a filha em torno de uma mesa é bom demais!

Voltando, faço risoto com vários ingredientes diferentes e com vários tipos de arroz, mas o risoto mesmo, aquele tradicional é preparado com arroz arbório, no máximo o carnarolli (que não cresce nem rende como o arbório). O foda do arroz arbório é que ele reage de formas diferentes dependendo da marca e isso não quer dizer que o mais caro seja o melhor, por isso, testo várias marcas. Dessa vez usei esse aqui e gostei:
Esse custou R$13,00, mas tem bem mais baratos.
A primeira coisa que fiz dessa vez foi cortar os bifes de filé mignon em tiras finas e fritá-las com um pouco de manteiga. Reserve pois só serão acrescentadas ao risoto bem lá no final. Ralei uma boa quantidade de queijo gran formaggio (pode ser parmesão mesmo ou qualquer outro queijo que combine com os outros ingredientes que você for usar).
Compro as bandejinhas com bifes e corto as tirinhas! Para 2 pessoas 4 bifes dá e sobra.
Rale no ralador fino para ajudar no derretimento no final.
A medida do arroz para 2 pessoas é de 1 xícara, nesse caso usei 2. Para começar, piquei bem pequeno uma cebola grande (sempre ponho muita cebola) e frito, até que fique transparente, com 1 colher de sopa de manteiga bem cheia, depois frito um pouco o arroz.
Ai, se foto tivesse cheiro...
Depois disso, coloco o primeiro caldo - o vinho branco - geralmente uso a metade da medida de arroz, como usei 2 xícaras, usei 1 de vinho branco. Depois que coloca o primeiro caldo, não pode parar mais de mexer a panela, é que é isso que vai fazer com que o arroz solte o amido e fique com aquele aspecto cremoso. É nesse momento que coloco o funghi e o deixo cozer com o arroz durante todo o processo. Mexa até que o vinho comece a secar e fique um caldo grosso.
Gente, é vinho branco SECO e baratinho, hein!! Aqueles de cozinhar galinha, por favor! Lembre-se que vinho branco SUAVE é doce e não vai dar certo.
O funghi, como comprei o secchi, deve ser hidratado, pode ser em água quente por 30 minutos ou em água fria ou vinho por 1 hora. Usei água fria, pois com essa água preparei o caldo para o risoto. Depois do tempo de hidratação, tirei o funghi do caldo e cortei em pedaços menores, mas não muito pequenos. Usei essa marca aqui:
R$15,00 esse potinho...Snif, snif...
O caldo vai ficar escuro e você vai usá-lo assim mesmo, ok.
Notem que ele tem apenas 75g de cogumelos secos, mas foi o ideal para um risoto para 4 pessoas, então, se vai fazer para 2 use a metade...dãaaaa! É lógico, né! A menos que você goste muuuuito de funghi...sei lá!

Bom, a partir daí vou acrescentando pouco a pouco (1 concha e meia) o caldo que preparei com a água do funghi (completei com água filtrada) e caldo de carne (aquele "caldo nobre da galinha azul" mesmo, não rola ficar fazendo caldo de carne em casa porque dá um trabalhão, mas se você quiser vai aí uma receitinha! Se puder, faça uma boa quantidade e congele em pequenas porções). 1 caneca dessas de cozinha dá para fazer o arroz todo e, para a quantidade que fiz ontem, usei 4 cubinhos de caldo de carne. Se você nunca usou caldo pronto é assim, oh: deixe a água ferver, jogue os cubinhos e voilá! Pronto! Como deve ser isso? Você coloca o caldo e mexe até que o caldo fique grosso, e coloca mais um pouco...e assim por diante, sempre em fogo médio, até que o arroz esteja "al dente". Meu marido gosta do arroz mais molinho, então acabado usando um pouco mais de caldo e deixando cozinhar mais. O arroz vai quase triplicar de tamanho, não se assuste!
Use essa porcaria só para receitinhas esporádicas, pelo amor de Deus! Isso mata!!
Oh, que difícil!
Aqui ainda com caldo em processo de cozimento do arroz. Notem que o funghi já está aí, ele precisa ser cozido junto.
Quando o arroz estiver "al dente", acrescente as tiras de filé (que foram fritas lá no início do post) e o queijo. Mexa bem e para terminar e deixar o risoto ainda mais cremoso e brilhante, acrescente 1 colher de sopa de manteiga gelada e misture até que ela derreta toda dentro daquela panela cheirosa e linda de risoto!!
Uau!!!!

Monte de beijos e bom apetite!

6 comentários:

  1. Parece que ficou delicioso, mas fiquei curiosa, o que serviu de sobremesa? Sou dessas que come já pensando na sobremesa.bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!!!! A sobremesa foi bala de coco gelada!! Algumas recheadas de maracujá e outras tradicionais!!!! Delícia! Monte de beijos!

      Excluir
  2. Precisa temperar o filé ou o sal do caldo de carne é suficiente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só, como eu incorporei o filé no risoto, preferi não passar sal na carne, já que o do caldo já é bem intenso.

      Excluir
  3. o fungi vc coloca pra fritar com o arroz ou so coloca junto com o caldo ?

    ResponderExcluir
  4. Olá geralmente uso 1 litro de caldo para uma porção de 4 pessoas mas ainda assim o risotto fica com uns pontinhos duros, e sempre estou mexendo, o que será que estou fazendo errado?

    ResponderExcluir

Se quiser, deixe aqui seu comentário!

O quê é COACHING?

Olá!! Vocês já devem ter percebido que tenho falado um pouco (ou muito) sobre COACHING, COACH... Pois então, se você não sabe do que se tr...