quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Não como soja! Entenda por que.

Oi, gente!!

Hoje vou responder a um questionamento de algumas pessoas e, especialmente, de uma velha amiga, a Eliza Garcia Delazare, que acabou de ter uma bebezinha linda! Parabéns Eliza!! As perguntas são sobre o por que de eu não consumir soja e não prescrever soja para ninguém. Já disse isso por aqui, mas ainda não havia feito um post sobre o assunto, depois de um pedido dessa minha amiga, resolvi escrever o que sei e o que EU acredito, ok.


A soja, ultimamente, vem sendo vista como a heroína da alimentação saudável, figurando plenamente pelas dietas por aí, menos na minha e da minha família. A soja é consumida há milênios na culinária oriental, mas em sua forma benéfica que é a fermentada (shoyo - considere os níveis de sódio alto, ok  - e missô, molhos derivados de um processo de fermentação da soja). O grão da soja é rico em substâncias que inibem a enzima tripsina, que é essencial na digestão pois é responsável por quebrar as proteínas. Sem digerir bem as proteínas, o organismo fica vulnerável a doenças.

Além dessas substâncias, a soja contém hemaglutinina, que aumenta a viscosidade do sangue e a probabilidade de coagulação. Também encontramos fitatos ou ácidos fíticos (presentes em todas as sementes), que impedem a absorção de substâncias vitais como magnésio, ferro, cálcio e zinco. Os problemas que podem surgir são vários: enxaquecas, osteoporose e anemia. Produtos à base de soja tem sido recomendados à mulheres na menopausa, como coadjuvante na reposição hormonal e para prevenir osteoporose. Ãnnn? Como se ele tem muitos fitatos que não permitem a absorção de cálcio? Além disso, provocará um aumento de estrogênio sem a oposição da protetora progesterona (vou explicar isso aí embaixo). 
Sobre o leite de soja, então, parece ser dos piores: o preparo destrói as proteínas, não elimina os antinutrientes e utiliza substâncias a base de petróleo, cancerígenas. Além disso, contém fitoestrógenos. Mas o que são fitoestrógenos? Bem, posso explicar  assim: o prefixo “fito” representa algo que vem das plantas e "estrógenos" são estruturas químicas diferentes estruturalmente dos hormônios estrogênios existentes no corpo humano. Fitoestrógenos são então substâncias que vêm das plantas e uma vez no corpo humano, exercem funções semelhantes a estes hormônios estrogênios, que por sua vez são hormônios que estão presentes abundantemente em mulheres e são responsáveis por características sexuais físicas do corpo feminino. O consumo exagerado de soja para o homem, já é provado cientificamente, que faz diminuir níveis de testosteronas, hormônio responsável pelas características masculinas.

Outro grave problema é o excesso de manganês. Esse excesso nem é uma conseqüência da industrialização, mas um problema inato do grão de soja. Tal mineral pode ser encontrado em concentrações 30 vezes maiores que a do leite humano. O excesso de manganês pode estar associado á déficit de atenção, dificuldade de aprendizado, distúrbios de comportamento e agressividade. Como esse é um aspecto inato da soja, talvez a única solução para acabar com esse problema seria não produzir mais esse tipo de manufatura alimentar. Nossa, ainda tem os efeitos negativos para a tireóide...Nossa! Muita coisa pra dizer, mas vou parar por aqui que acho que já foi o suficiente. Só mais uma coisinha: é interessante lembrar que a “febre da soja” e a estranha falta de discussão sobre seus males coincide com essa que é há anos a maior industria de agronegócio do Brasil.

Fontes: Blog Dr. Vitor Sorrentino e Site da UFRGS - Viés
Depois de expor a minha opinião sobre o assunto, pensem o que devem fazer. Acreditar, não acreditar? Não sei. Eu não arrisco e na minha casa não entra soja e acabou!
Monte de beijos!

3 comentários:

  1. Entao, misso soup e ok? Tenho tentado evitar leite de soja e subistituir pelo de amendoa ou coco. Porem nem leite de vaca gosto ou concordo.

    ResponderExcluir
  2. Graziela, essa e' vc, minha Irma por acaso??? Pq eu ia perguntar e dizer as mesmas coisas para a Loli!!!! Entao Loli, nao entendi muito bem, quando vc comeca falando sobre o uso da soja na culinaria asiatica.... a comida japonesa usa bastante soja, como por exemplo o que a Graziela falou, a sopa misso. Essa pode? Eu ja' tinha lido bastante sobre o leite de soja (principalmente) e deixei de usar ja' faz tempo, mas pelo que sei, a soja esta' em tantos alimentos que e' dificil elimina-la completamente nao e'?

    ResponderExcluir
  3. Nossa, muito informativo! E tem gente que acha que soja é a coisa mais saudável do planeta: "só tomo soja!" Rsss. Muito bom saber, obrigada, KT

    ResponderExcluir

Se quiser, deixe aqui seu comentário!

O quê é COACHING?

Olá!! Vocês já devem ter percebido que tenho falado um pouco (ou muito) sobre COACHING, COACH... Pois então, se você não sabe do que se tr...