segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Cantinho do pensamento: castigo ou não?

Olá, pessoal!

Enfim voltei de mais um fim de semana. Além de ser dia das crianças e o Tuco ganhar alguns presentes, tivemos festinha de aniversário, mamãe ficou dodói (peguei uma gripe mega-blaster horrorosa!), papai trabalhando o fim de semana todo e... tchanãnãnã! Inauguramos o "cantinho do pensamento". 

Gente, não sei se isso acontece ou aconteceu com seus filhos, mas o Arthur está numa fase muito complicada, principalmente quando a mamãe aqui está na TPM e doente. Ele acha que tudo o quê quer tem que ter na hora, tem que ser na hora e se não consegue bate, puxa cabelo, dá cabeçadas, enfim, encontrou uma forma de conseguir o quê quer. Comigo ele não consegue, o problema são os outros...ele bate e todos acham graça, ele puxa cabelo e acham graça. Só sei que esse fim de semana me irritei para valer e acabei utilizando o recurso da Super Nanny (conhecem? Passa na Discovery Home and Health). Inauguramos o Cantinho do Pensamento. Aí você questiona: "Ah, mas menino dessa idade não entende ainda o castigo!!" E eu respondo que entende sim!

Na sexta-feira encontrei com a pneumologista do Tuco e conversamos um pouco. Contei pra ela dessa situação e ela me disse que o com o filho dela (uns 3 meses mais velho que o Arthur) ela usa esse artifício e tem dado certo, me recomendou que deixasse que o Arthur repetisse a ação errada por 3 vezes, na terceira ficaria por 1 minuto sentadinho no cantinho do pensamento. O tempo que a criança deve ficar é proporcional à idade, assim, como o Arthur tem 1 ano ele fica 1 minuto e, se sair, colocá-lo novamente e recomeçar a contagem, quantas vezes forem necessárias. Então no sábado,  o Tuco resolveu me dar cabeçadas, nem me lembro o motivo, mas ele deu 1, 2 e eu avisei...na terceira foi pensar. Não entendeu muito bem no começo, chorou, tentou sair várias vezes, mas depois ficou lá, mesmo chorando e quando acabou o tempo ele me abraçou or conta própria, parecendo pedir desculpas (tadinho! Quase morri de dó!). Parece que no fim das contas ele entendeu que o que fez não foi certo, porque foi me dar outra cabeçada hoje e levou uma bronca e parou.

Sempre dou bronca quando faz essas coisas, olho nos olhos dele, coloco-o no mesmo patamar que eu, nunca o abaixo para que não se sinta inferior a mim. Não gostava quando minha mãe me colocava sentada e brigava comigo de pé, me sentia acuada e não quero que o Tuco se sinta assim. Diz minha mãe que desde muito novinha já era muito alta e, se brigasse comigo de pé, ela não conseguia me dar a bronca. Bem, cada qual com seu cada qual, eu não farei como a minha mãe, isso é certo, mas o exemplo dela me serviu de lição. Nunca apanhei da minha mãe e pretendo não bater no meu filho, mas não sei como serão minhas reações diante de problemas maiores e diz minha mãe que "pé de galinha não mata pinto". Será? Sou demasiado explosiva e sou adepta do grito, como a minha mãe é (berra pra caramba), e sempre tento me policiar porque também não acho isso legal, é medir forças com a criança levantar a voz.

O cantinho do pensamento do Tuco é no quarto de visitas, tem um edredonzinho velho dobrado que o coloco sentadinho encima. Vejam aí na foto abaixo:

Essa coisa de educar filho é muito difícil. Já li alguns livros, mas acho tudo receita de bolo, como o cantinho do pensamento também é. Funcionou comigo agora, mas até quando continuará funcionando? E depois, qual será a atitude correta a ser tomada? Não posso punir meu filho pelos erros cometidos pois a psicologia diz que não é interessante, que pode prejudicar o desenvolvimento intelectual e emocional do meu filho? Mas quando adultos, erramos, somos punidos e devemos saber suportar a punição... Gente quanta dúvida! O quê fazer? O quê vocês fazem? 

Bem vou colocar aqui o link de um texto da Rosely Sayão, que é psicóloga, consultora em educação e colunista da Folha de São Paulo que diz o quê ELA pensa sobre o cantinho do pensamento e me fez parar para pensar também: Cantinho do Castigo. E achei esse link aqui também: Cantinho do pensamento que diz que devemos mostrar para os nossos filhos, com o castigo, que nos preocupamos com o comportamento deles, que estamos atentos e estamos oferecendo segurança a eles. Acho que devemos ler tudo isso, filtrar o quê se aplica bem aos nossos casos e ao que acreditamos, só não vale bater, daí não concordo. 

Me contem como resolvem esses problemões com seus filhos, por favor!!

Monte de beijos!

Um comentário:

  1. Lorena , realmente o Cantinho do Pensamento funciona sim . Conhecemos uma criança que se chama Davi que mora em Ipatinga M G , o cantinho funcionou tão bem para ele , que certa vez foi o avô dele quem fez uma qq coisa não tão bem feita , que Davi disse para a avó que o vovó teria que ir para o Cantinho do Pensamento e o avó teve de ficar alguns minutos , rsrsrs . Bjs

    ResponderExcluir

Se quiser, deixe aqui seu comentário!

O quê é COACHING?

Olá!! Vocês já devem ter percebido que tenho falado um pouco (ou muito) sobre COACHING, COACH... Pois então, se você não sabe do que se tr...