quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A Tia Nivalda e o bolo da Tia Nivalda: receita de bolo sem manteiga e sem óleo!!!

Bom dia, amigas!

Depois de ter passado por uma prova de fogo ontem pela manhã, hoje me sinto forte, menos cansada e com vontade de escrever amenidades. Não sei se viram ontem à noite, mas postei um vídeo sobre estupro, um tema super pesado e tenso para nós mulheres, se não viram vale a pena voltar um post atrás, lê-lo e assistir ao vídeo, vai abrir muito mais as nossas cabeças e tirar o peso da culpa dos nossos ombros, aliás, peso esse que nunca senti nem pretendo, não por esse motivo.
 
Mas como disse, prefiro falar amenidades hoje e por esse motivo resolvi falar de comida! E comida gostosa, feita por nós mesmas, fácil, prática e deliciosa! Vou postar receita de bolo maravilhosa de uma tia que amo mais que sorvete de flocos, mais que brigadeiro, mais que tudo: a Tia Nivalda. Antes da receita vou contar um pouquinho da história dela na vida da minha família.
 
Bem, a Tia Nivalda foi ainda menina para a casa da minha avó para trabalhar de babá do filho mais velho dela que hoje tem 62 anos, ela tinha apenas 15. Veio de uma família muito humilde, do interior de Minas Gerais e passou muito aperto na vida. Ela costuma contar que ganhava de Natal uma rosca doce e que era uma felicidade só, já que isso só acontecia nessa ocasião por serem extremamente pobres. Continuando, 2 anos depois, minha avó teve outro filho e em alguns meses ficou viúva, com apenas 25 anos, então a partir daí eram só ela, os 2 filhos pequenos e a Tia Nivalda.
 
Minha avó sempre trabalhou fora, era professora, e não posso dizer que foi uma mãe exemplar porque ela não teve uma mãe exemplar, já que minha bizavó era muito ruim para os filhos e boa para os outros (nunca entendi isso...Mas minha avó é uma avó exemplar!!!! Muito amor por ela!!), enfim, a Tia Nivalda deu conta do recado e ainda ajudou a criar os filhos da minha Tia-avó, irmã da minha avó, que viviam na casa dela. Contando a criançada toda eram 7 meninos que hoje, junto da minha mãe, se tratam como irmãos, pois foi assim que foram criados! Aff, que loucura! Anos depois, minha avó se casou novamente com meu avô e veio minha mãe e mais 4 filhos do meu avô do primeiro casamento (ele também era viúvo) e a confusão, bagunça e gritaria era maior ainda, e agora com um bebê, a minha mãe! E quem dava conta da galera toda, de cuidar da casa e ainda cantava? A SUPER TIA NIVALDA!!!!
 
E ela ainda hoje fica com meu filho para que eu trabalhe de tarde, e ai de mim se não deixá-lo com ela! Ela fica irritadíssima e diz que eu acho que ela está velha! Hahahahaha!!! Vocês não tem noção de como é a Tia Nivalda: uma senhorinha de 1,50 cm, magrinha, com esteoporose no corpo todo, mas uma vontade de viver, uma animação e energia que não cabem dentro dela. Cheia de problemas de saúde, mas se falarmos sobre isso com ela é briga na certa! A tratamos da mesma forma como tratamos minha avó, afinal, ela está na família há simplesmente 63 anos!! Minha mãe costuma dizer que a mãe dela foi a Tia Nivalda, que ela tem 2 mães. A felicidade da Tia Nivalda é cuidar da gente, cuidou dos filhos, dos netos e agora dos bisnetos da minha avó. O interessante é que ela nunca quis se casar, ter uma família dela, ela nos adotou e e isso a satifez. A nossa briga hoje é saber de quem é a Tia Nivalda e quem é o preferido dela! Sou eu, é claro! Kkkkkkkk! Quem a conhece sabe o por que dessa disputa!!
Olha a Tia Nivalda aí, lindona, junto do meu padrinho de batismo, o Tio Afrânio, que é irmão do meio da minha mãe e criado por ela! Eles foram meus padrinhos de casamento (essa foto é de 2008)! Esse aí do lado é meu primo, Antônio Pedro, filho do Tio afrânio, futuro dermato de sucesso e vai cuidar das minhas rugas! Hihihihihi!!.
 
Olha ela aí comigo e com o Tuco, no ano passado, no batizado dele!

 
 
Aí vai a receita do Bolo de Leite Quente da Tia Nivalda! É um espetáculo! Fica igual a pan de ló, foi o bolo que fiz para o aniversário do Arthur e recheei com brigadeiro gourmet e doce de leite, não deu para quem quiz!
 
BOLO DE LEITE QUENTE
4 ovos
2 xícaras de açúcar (eu costumo usar 1 e meia)
1 xícara de leite bem quente (quase fervendo)
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de pó royal
Bater as claras em neve e acrescentar as gemas. Adicionar o açúcar. Depois de BEM misturado, acrescentar o leite quente. Mexer bem e adicionar a farinha de trigo peneirada aos poucos e logo após o pó royal. quando acrescentar o pó royal, não bata mais na batedeira, bata com um fouet, sempre em movimentos de cima para baixo, revirando a massa para que fique bem aerado e fofinho.
Perceberam que não leva nem manteiga nem óleo? Pois é, tem poucas calorias, o leite de vaca pode ser substituído por leite sem lactose ou até o de soja (que não recomendo, depois conversamos sobre isso) e a farinha pode ser dividida entre farinha comum e uma farinha de aveia, por exemplo, só não ficará tão aerado e fofinho, mas também funciona.
 
Façam, experimentem e me mandem fotos para ver como ficou!
 
Monte de beijos!
 

9 comentários:

  1. mmm... estou com agua na boca!!! tenho que fazer o bolo da sua tia com certeza. Lore!!! só lendo fiquei com muita vontade de abraçar sua tia Nivalda. Um abraço muito grande pra as duas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Eli! Tudo que a Tia Nivalda faz, pra mim, tem gostinho de infância! Adoro a comidinha dela! Pode deixar que um dia te levo na casa dela para você provar os quitutes da minha tia querida! Monte de beijos!

      Excluir
    2. Oi, meu nome é Thamyres Perdigão, somos da mesma familia.

      Excluir
  2. Lorena, vc esqueceu de falar do tamanho de forma que devemos usar. Sou super confusa para escolher o tamanho de forma e fiquei na dúvida na hora que vi a massa pronta. Vamos ver se a massa não vai transbordar da forma que escolhi.
    Mas a cara da massa é ótima. Bj

    ResponderExcluir
  3. Ei, Elisa! Olha só, na casa da minha Tia, ela costuma fazer anquelas formas de bolo redondas com furo no meio, sabe?! Mas eu, como gosto de rechear, costumo usar uma forma retangular grande, porque o bolo costuma crescer bastante. Mas você já fez?? Me manda fotos pelos Facebook: www.facebook.com/blogadalorenaperdigao
    Monte de beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Lorena, deu certo sim. Coloquei na forma de buraco no meio maior que tinha lá em casa.
    O bolo é delicioso e da próxima vez vou fazer na retangular para rechear.
    Postei a foto lá no instagran, vou tentar te mandar para o facebook.
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Que bom que deu certo!!! Quero ver a foto! Ah! Meu filho ama esse bolinho, é um problema até, porque ele já está querendo substituir tudo por bolo! kkkkkk!! Bjo

    ResponderExcluir
  6. Ficou perfeito!!! Simplesmente amando esta receita da tia Nivalda.

    ResponderExcluir
  7. Olá estou fazendo esse bolo, tomara que de certo,rs. Assim que ficar pronto comento aqui. Obrigada por enquanto por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir

Se quiser, deixe aqui seu comentário!

O quê é COACHING?

Olá!! Vocês já devem ter percebido que tenho falado um pouco (ou muito) sobre COACHING, COACH... Pois então, se você não sabe do que se tr...