quarta-feira, 4 de setembro de 2013

O quê é Mat Pilates ou Pilates de Solo?

Bom dia, minha gente!

Muita gente tem me perguntado o quê é o Pilates de Solo e porque não tem todos aqueles aparelhos grandões. Aí vai a explicação!

Com a rápida popularização do Pilates, têm surgido inúmeras variações dessa atividade física voltada tanto para a reabilitação quanto para o fitness. Engana-se quem pensa que o Pilates Solo - também conhecido como Mat Pilates - é uma atividade “morna” e fácil. Há quem imagine que o Pilates é apenas alongamento com educação postural, respiração e relaxamento… vai muito além disso.

A diferença básica entre o Pilates com aparelhos e o solo, é que no primeiro você conta com a ajuda das molas, da cama, das empunhaduras, esses recursos auxiliam a realizar certos movimentos. No Mat Pilates, você depende da força do próprio corpo para realizá-los: o centro dos movimentos, no abdome e na coluna lombar. Alguns exercícios se tornam mais pesados no Mat porque o praticante não tem a ajuda do aparelho. E, ao mesmo tempo em que se trabalha o fortalecimento e o alongamento, exercita-se o equilíbrio.

O Mat Pilates traz benefícios diversos ao corpo e a saúde em geral. O trabalho é progressivo, intenso, promove força, flexibilidade e equilíbrio além de atender a diversos públicos, pois cada um vai dentro da própria limitação, e o avanço é impressionantemente rápido.
 
A base do método é o centro de força, o já conhecido CORE (ou Powerhouse ou casa de força), composto pelos músculos do abdomen, região lombar, quadris e glúteos. O centro de força permanece contraído durante toda a aula. dando sustentação para movimentação solta das pernas e braços. Outro fator que interfere na execução dos movimentos corretamente na aula é o controle da respiração, fundamental para manter a postura durante a realização dos exercícios. a respiração adequada também ajuda a combater o estresse do dia-a-dia, pois acalma a mente e controla a agitação. Meus alunos podem confirmar essa afirmativa, já que depois de muito fazerem força e suar durante a aula, saem mais tranquilos e relaxados.
 
Vejam aí eu meus alunos lindos em ação!!



 
Se quiserem conhecer o método, as aulas acontecem na Alma Andaluza Studio de Dança. Devo salientar que, como professora de educação física, não atuo na área de reabilitação, ok. As aulas são voltadas para o treinamento, para o condicionamento físico. Atendo sim a indivíduos que possuem lesões e outros problemas, mas nunca com o foco de reabilitar, entendido?
 
A Alma Andaluza Studio de Dança fica na Rua do canal, em Jardim da Penha. Para informações, envie e-mail para aapilates@gmail.com.
 
Essa semana ainda teremos vídeo de mais exercícios para você fazer em casa ou onde quiser!
 
Ah! Só mais uma observação. Gosto tanto de dar aulas de Pilates que voltei a trabalhar com isso por orientação do terapeuta, assim como escrever no blog! Kkkkkkkkk!! Além da "Blogterapia", agora tem também a "pilatesterapia"!
 
Monte de beijos!
 



A base

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se quiser, deixe aqui seu comentário!

O quê é COACHING?

Olá!! Vocês já devem ter percebido que tenho falado um pouco (ou muito) sobre COACHING, COACH... Pois então, se você não sabe do que se tr...