quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Delineador não é bicho de 7 cabeças!

Ei! Voltei!

Voltei para falar de amenidades e feminices! Muita gente me pede para fazer tutoriais (vídeos) sobre maquiagem. Minha gente, sou maquiadora profissional sim, mas não tenho vontade (pois acho chatíssimos esses vídeos enoooormes de makeup) nem possibilidade de fazer vídeos de maquiagem, ok. Isso, dado a falta de equipamento, espaço apropriado, falta de tempo devido os meus dias ssuper atarefados e meu filhote que me toma parte do tempo (e com razão para isso, não é mesmo). Entretanto, postar dicas e fotos são mais fáceis para mim e espero que também as ajude em algo.

Já tive milhares de pedidos para falar sobre delineados e delineadores. Para a maioria das mulheres é um bicho de 7 cabeças, tem que ter muita habilidade para usar, e blá, blá, blá... Nada disso! Chegou sus chance de aprender a delinear os olhos com bastante facilidade!

Vou começar mostrando alguns tipos de delineadores.

Existem os delineadores em gel (esse do potinho é o Fluidline Blacktrack da MAC), os líquidos ( da Koloss à prova d'água, o da NYX é o felt tip liner que é igual a uma canetinha hidrocor, o da MAC superslick liquid eye liner) e o lápis de olho (esse aí é o Colossal Kajal da Maybelline). Bem, os que mais uso em mim são o Fluidline da MAC e os lápis de olho (não exatamente esse da foto, mas esse é ótimo, barato e tem na farmácia!) simplesmente porque gosto da aparência sequinha do delineado. O delineador líquido da MAC (esse superslick aí da foto), por exemplo, fica como se foto um plástico, te um pouco de brilho (não tem glitter e coisas assim não, hein!) e não curto muito.

O Fluidline exige um pouco de habilidade porque deve ser aplicado com pincel, já o lápis não. Vamos ver, então como funciona com o lápis:

1)Faça um risco fino e bem rente aos cílios;
2)Vá reforçando esse risco devagar para não deixá-lo muito grosso;
3)Ele deve começar fininho na parte interna dos olhos e ir engrossando a medida que for indo para fora.

 

4)Agora, use uma sombra preta ou em tom muito próximo e venha, com um pincelzinho chanfrado e bem fininho, carimbando a sombra por cima desse risco. Isso deve ser feito por um motivo simples: o lápis é cremoso e tende escorrer, você precisa secá-lo com algo em pó. O pincel que estou usando aí na foto abaixo é o 208 da MAC.


Aprender a delinear com o lápis de olho é bom porque se você erra é mais fácil concertar!

Uma outra forma simples é já ir carimbando direto com o pincel, sem precisar aplicar o lápis primeiro, com uma sombra preta molhada. Mas muita atenção: NÃO FAÇA AQUELA LAMINHA HORROROSA NA SUA SOMBRA, VAI ESTRAGAR! Ponha a sombra no seu pincel, borrife um pouquinho de água nele e plique, ou retire um pouco da sobra em uma plaquinha (ou onde achar melhor), borrife água, faça sua laminha ali!

Os pincéis que costumo usar  para delinear são esses aqui da foto abaixo:

 
O rosa é da Sigma, é o E05, é ótimo para quem gosta de traços mais grossos, acabei de ganhar e estou gostando muito. O seguinte é da Contém 1gr, gosto pouco, muito grande mas fininho, mas tem as cerdas sintéticas e bem firmes, bom para quem quer aprender a usar o fluidline, por exemplo. Os 2 seguinte são os meus queridinhos da MAC, o 208 e o 210 respectivamente. O primeiro é chanfrado, pequeno e muito fininho, apesar das cerdas naturais, é bem firme e faz um traço muito preciso; o outro é muuuuuito fininho e bem mais difícil de usar, pra mim, que gosto do delineado muito fino e rente aos cílios é perfeito!

Para todos os delineadores uso meus pincéis. Até porque é antiigiênico usar o aplicador diretamente nos olhos das cliente, já que não terei como higienizá-los, então sujo meu pincel no produto e aplico. Mas para uso individual, os aplicadores de todos esses que postei são muito bons.

Só não uso os meus pincéis quando aplico o delineador em forma de caneta da NYX, que aliás, é param meu uso e é bem prático. Uso muito para maquiagem de palco, já que quando tenho espetáculo, a maquiagem tem que ser feita rápidamente e mais pesada, com delineado mais grosseiro, daí ele facilita bastante a minha vida, mas pode ser usado no dia-a-dia tranquilamente. Tem a ponta finhinha, então ele também delinea traços mais delicados.

O mesmo processo que descrevi para vocês acima, pode ser feito também na parte inferior dos olhos, abaixo dos cílios inferiores. Para quem gosta de um olhar mais dramáticos, dá até para esfumar um pouquinho e deixar com aquele aspecto "borradinho" que acho muito lindo. Mas, atenção, se você tem olhos pequenos, não pinte a linha d'água, apenas na parte inferior aos cílios. Existem lápis brancos e beges que podem ser usados na linha d'água exatamente para esses casos, assim dará a impressão de que seus olhos se abriram, ficaram maiores.



Respectivamente da esquerda para direita: Expert eye da maybelline cor 13 Nude, lápis para olhos e lábios Contém 1g e Natura Diversa lápis para olhos branco. 
Mas, se seus olhos forem grandes como os meus, abuse e use do lápis preto na linha d'água! Uma dica para que fiquem por mais tempo: aplique o lápis também por baixo do cílios superiores, pois quando piscar, você terá o produto tanto em cima quanto embaixo, caso contrário, o risco de baixo ficará carimbando a parte de cima e perdendo a cor.

Não tenha medo de usar seu delineador! Fique em casa brincando e tentando, errou, tira tudo e recomeça!

Em breve posto dicas de como fazer um gatinho com o delineador. Aprendam primeiro o básico e depois passaremos para os níveis mais avançados, ok! Hihihihi! Me mandem fotos do resultado do delineado de vocês pelo Facebook: www.facebook.com/blogadalorenaperdigao e para dúivdas, deixem aqui nos comentários do blog.

Monte de beijos!

OBS.: a sobrancelha ridícula é porque vou fazer hoje antes de viajar e a cara de panda é porque não tive tempo de me maquiar. Vamos para o Rio eu, meu marido e o Tuco visitar minha sobrinha que nasceu. Mas vocês entendem, né??

2 comentários:

  1. Jesus!! Será que vou conseguir? Parece tão fácil, mas na hora sai td errado, rsrs, mas vou tentar. Gostei da dica.
    Qdo. vc puder ensine a passar o blush corretamente, sempre fico na dúvida se esta certo. Pode pedir mais...... dê dicas de maquiagem para cinquentona, vou adorar.
    Beijokas. Elanir

    ResponderExcluir
  2. Tentei deixar a foto, mas nao consegui...

    ResponderExcluir

Se quiser, deixe aqui seu comentário!

O quê é COACHING?

Olá!! Vocês já devem ter percebido que tenho falado um pouco (ou muito) sobre COACHING, COACH... Pois então, se você não sabe do que se tr...