terça-feira, 27 de agosto de 2013

Treinando a Powerhouse (ou CORE) no Pilates - Exercício: TEASER

Oi, gente!

Hoje vou postar um vídeo sobre um exercício bem interessante, o Teaser. Ele trabalha bastante os músculos abdominais os outros estabilizadores (além dos músculos abdominais - reto abdominal, transverso, oblíquos interno e externo, há também os da cadeia posterior - multifídios, quadrado lombar, paravertebrais, glúteos, entre outros músculos mais internos), já que precisamos de muito controle de centro para realizá-lo. Esses músculos são os que nos mantém na posição ereta, de pé, quando enraquecem, a postura também ficará ruim.

Olhem aí os músculos responsáveis pelo controle de centro, ou core, ou powerhouse, não importa como chamam, mas são esses aí.
O quê é controle de centro, controle da Powerhouse (casa de força) como dizemos no Pilates ou do CORE, como dizem no Treinamento Funcional? É acionar todo esse conjunto de músculos do tronco (principalmente os abdominais) para estabilizá-lo e realizar um movimento com execução perfeita, com postura correta, principalmente os exercícios do Pilates que unem movimentos de tronco e membros ao mesmo tempo . Mas, para que isso ocorra, é importante ter todos esses músculos fortes, por isso fiz os vídeos de exercícios abdominais simples do Pilates para que antes de realizar o Teaser, por exemplo, tenham força suficiente para executá-lo com eficiência e evitar lesões. Segundo Joseph Pilates (criador do método Pilates), toda a energia para os movimentos do método parte da Powerhouse e é irradiada para as extremidades, assim, devemos acioná-la em todos os exercícios. A respiração que ensinei no primeiro vídeo que postei é o primeiro passo para que esse acionamento ocorra.
 
Nesse vídeo, já começo como opção para redução da intensidade com as pernas na "cadeirinha", mas se ainda assim for difícil para você, incie com os pés apoiados no chão, afastados na largura de seus quadris, executando o movimento a partir daí, uma perna de cada vez, ok.
 
O meu Teaser ainda está meio esquisitinho porque ainda estou treinando minha Powerhouse depois da gravidez (fica tudo meio flácido, é estranho demais), mas vou postar uma foto de um executado com perfeição.

Bom treino!
 
Monte de beijos!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Que ótimo!!! Assista aos outros vídeos proque eles se complementam, ok! Monte de beijos!

      Excluir

Se quiser, deixe aqui seu comentário!

O quê é COACHING?

Olá!! Vocês já devem ter percebido que tenho falado um pouco (ou muito) sobre COACHING, COACH... Pois então, se você não sabe do que se tr...