quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Sugestão de dieta com 1700 Kcal

Bom dia!

Muito tem-se falado sobre dietas da moda, uso de suplementos alimentares, dietas super restritivas, então, resolvi passar pra vocês a minha sugestão de prescrição dietética com +/- 1700 Kcal. Com essa dieta, uma pessoa normal (não-atleta), que está com o IMC dentro da normalidade (entre 18 e 24 Kg/m²) perderia entre 1 e 2 Kg por mês. Alguém com o IMC acima disso, perderia um pouco mais. O complicado de dietas da moda é que as pessoas não conseguem manter essa rotina por muito tempo e, quando desistem, não sabem o que fazer e acabam recuperando o peso perdido. Assim, acredito que o ideal seria reeducar a alimentação, sabendo fazer as escolhas certas para manter esses novos hábitos pra sempre.



Como calcular o IMC? A fórmual é: IMC = peso/altura². Entre 18 e 24 Kg/m² é normal, abaixo disso baixo peso, de 25 a 30 Kg/m² sobrepeso e acima de 30 Kg/m² obesidade. ATENÇÃO!! Esses valores só servem para o indivíduo não-atleta!!! O IMC não é bom preditor para atletas de alto rendimento (mesmo aquelas pessoas que simplesmente querem ficar muito fortes, grandonas mesmo), essas pessoas precisam de dados mais precisos para prescrição dietética. Mas para as pessoas que tem uma vida normal, praticam atividade física para manutenção da saúde e melhora do "shape", o IMC funciona, ok.

É importante ressaltar que a dieta sozinha funcionará, mas bons resultados mesmo você só obterá quando atividade física for aliada à dieta, pelo menos 30 minutos por dia. A pouco tempo atrás se pregava que atividade física por 20 a 30 minutos 3 vezes na semana era suficiente, mas sabe-se hoje que não é, o ideal é que seja todos os dias.

Vamos lá:

CAFÉ DA MANHÃ
2 fatias de pão integral
2 pontinhas de faca de margarina
2 fatias finas de queijo branco ou 1 colher de sopa de requeijão ou 1 colher de sopa cheia de queijo cottage
1 fatia de presunto sem capa de gordura
1 xícara de café com leite (com adoçante sucralose de preferência)
1 fruta

COLAÇÃO
1 fruta
4 biscoitos (nem pensar em recheados!!) ou 1 barrinha de cereal

ALMOÇO
Salada de folhas verdes cruas á vontade (sem aqueles molhos rosê, de queijo, entre outros. Prefira 1 fio de azeite e temperos naturais)
2 pegadores de macarrão ao sugo (molho de tomate) ou 4 colheres de sopa de arroz integral + 2 colheres de sopa de feijão
4 colheres de sopa de carne moída ou 1 bife grelhado médio (do tamanho da palma da mão)
3 colheres de sopa de 1 verdura laranja ou amarela e 1 verde
5 fatias de tomate cru
Sobremesa: gelatina light (se quiser comer 1 bombom, diminua o arroz pela metade)

LANCHE DA TARDE
2 torradas de pão de forma
1 colher de sopa de geléia light
1 iogurte light
1 fruta

JANTAR
Salada de folhas verdes cruas à vontade (tempere como no almoço)
3 colheres de sopa de batata sautê (passadas no azeite com temperinhos), ou 2 colheres de arroz integral
1 posta de peixe (evite o peixe frito) ou 4 colheres de sopa de peixe ensopado (tipo moqueca)
3 colheres de sopa de 1 verdura laranja ou amarela e 1 roxa ou branca

CEIA (40 minutos antes de dormir)
1 fruta
5 biscoitos

Bem fácil, né? Não tem nada que não tenhamos em casa no dia a dia ou que não tenha disponível nos restaurantes self-service. Agora é só tentar adaptar á sua rotina, adaptar os horários para que você não sinta fome e não fique muito mais de 4 horas sem se alimentar.

Algumas observações:
- não é necessário consumir apenas arroz intergral, você pode comer o arroz comum;
- não há necessidade de retirar tudo que tem glúten da sua dieta, apenas pessoas com Doença Celíaca (uma parcela pequena da população tem essa doença) precisam eliminá-lo da dieta;
- se você sente muita necessidade de consumir algo doce no período da noite, passe a sobremesa do almoço para o jantar;
- não substitua as frutas por suco, a fruta possui muito mais fibras, satisfaz mais e tem índice glicêmico mais baixo (libera glicose na corrente sanguínea mais devagar);
- não retire por completo algum alimento que você tenha hábito de consumir, vá reduzindo aos poucos;
- evite líquidos durante as grandes refeições (almoço e jantar).

Isso é só uma sugestão!! O ideal é que você PROCURE UM NUTRICIONISTA para que ele prepare uma dieta individualizada, levando em consideração seus hábitos, necessidades nutricionais, estilo de vida e composição corporal.

Dúvidas, deixe nos comentários.

Monte de beijos!

6 comentários:

  1. Oi Lorena, agora que fui ver que tinha que fazer login para aparecer os comentários no blog...andei postando um monte de comentário que não foi publicado.

    Queria dizer que adorei essa dieta! Muito prática e saudável, sem aquelas coisas impossíveis de se encontrar para comprar!

    Obrigada, beijos, KT

    ResponderExcluir
  2. Ktzinha!!! Quero muito seus comentários aqui no blog!!!! Que bom que gostou da minha sugestão de dieta. A ideia é que seja realmente fácil de seguir e que tenha alimentos simples e do dia a dia. Vou fazer um post só com opções de substituições pra essa dieta. fique ligada! Bjoka

    ResponderExcluir
  3. Essa dieta pode ser feita sempre ou tem tempo determinado???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não recomendo que seja feita por muito tempo, principalmente se você não precisar perder muito peso. Faça por 2 meses e veja o resultado. Se estiver fazendo atividade física principalmente. Se quiser, entre em contato comigo pelo e-mail lorenaperdigao.nutri@gmail.com ou em comentários aqui no blog mesmo, ok. Monte de beijos!

      Excluir
  4. Boa noite.

    No ALMOÇO, é macarrão + feijão OU arroz + feijão? Ou, se comer os dois pegadores de macarrão, dispensa o feijão?

    Grata.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho certo pé atras com essa história de comer 5 ou 6 vezes por dia. Eu gosto de comer apenas 3 vezes e me sinto bem mais satisfeita com refeições grandes do que quando como pouco toda hora.

    ResponderExcluir

Se quiser, deixe aqui seu comentário!

O quê é COACHING?

Olá!! Vocês já devem ter percebido que tenho falado um pouco (ou muito) sobre COACHING, COACH... Pois então, se você não sabe do que se tr...