quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Flamenco pra todo mundo!

Buenos días!!

Hoje é dia de famenco! Olé con olé!

Esse aí é meu grupo bailando Zorongo.


Para tirar a dúvida de vocês quanto ao tipo de dança que faço, está aí a explicação.

O flamenco é a música e a dança cujas origens remontam às culturas ciganas e mouras, com influência árabe e judaica. A cultura do flamenco é associada principalmente à região da Andaluzia na Espanha (sul do país), assim como Múrcia e Estremadura, e tornou-se um dos símbolos da cultura espanhola. Em 16 novembro de 2010 o Flamenco foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade.
 
Originalmente, o flamenco consistia apenas de canto (cante) sem acompanhamento. Depois começou a ser acompanhado por violão, ou guitarra clássica (toque), palmas, sapateado e dança (baile). O "toque" e o "baile" podem também aparecer sem o "cante", embora o canto permaneça no coração da tradição do flamenco. Mais recentemente outros instrumentos como o "cajón" (uma caixa de madeira usada como percussão) e as castanholas foram também introduzidos.
Muitos dos detalhes do desenvolvimento do flamenco foram perdidos na história da Espanha e existem várias razões para essa falta de evidências históricas:
  • Os tempos turbulentos dos povos envolvidos na cultura do flamenco. Os Mouros, os Ciganos e os judeus foram todos perseguidos pela inquisição espanhola em diversos tempos
  • Os ciganos possuíam principalmente uma cultura oral. As suas músicas eram passadas às novas gerações através de actuações em comunidade
  • O flamenco não foi considerado uma forma de arte, sobre a qual valesse a pena escrever durante muito tempo. Durante a sua existência, o flamenco esteve dentro e fora de moda por diversas vezes.
Foi nesta situação social e economicamente difícil que as culturas musicais de judeus, ciganos e mouros começaram a fundir-se no que se tornaria a forma básica do flamenco: o estilo de cantar dos mouros, que expressava a sua vida difícil na Andaluzia, as diferentes "compas" (estilos rítmicos), palmas ritmadas e movimentos de dança básicos. Muitas das músicas flamencas aindas reflectem o espírito desesperado, a luta, a esperança, o orgulho e as festas noturnas durante essa época. Música mais recente de outras regiões de Espanha, influenciaram e foram influenciadas pelo estilo tradicional do flamenco.
 
A primeira vez que o flamenco foi mencionado na literatura, remonta a 1774 no livro "Cartas marruecas" de José Cadalso. No entanto a origem do termo "flamenco" continua a ser assunto bastante debatido. Muitos pensam que se trata de um termo espanhol que originalmente significava flamengo ("flamende"). Contudo, existem outras teorias. Uma das quais, sugere que a palavra tem origem árabe, retirada das palavras "felag mengu" (que significa algo como "camponês de passagem" ou fugitivo camponês")
Durante a chamada época de ouro do flamenco, entre 1869 e 1910, o flamenco desenvolveu-se rapidamente nos chamados "cafés cantantes". Os dançarinos de flamenco também se tornaram numa das maiores atrações para o público desses cafés. Ao mesmo tempo, os guitarristas que acompanhavam esses dançarinos, foram ganhando reputação e dessa forma, nasceu, como uma arte própria, a guitarra do flamenco. Julián Arcas foi um dos primeiros compositores a escrever música flamenca especialmente para a guitarra.
 
A guitarra flamenca, o violão, são descendentes do alaúde. Pensa-se que as primeiras guitarras (como é chamado o violão na Espanha) teriam aparecido na Espanha no século XV. A guitarra de flamenco tradicional é feita de madeira de cipreste e abeto, é mais leve e um pouco menor que a guitarra clássica, com o objetivo de produzir um som mais agudo.
 
O flamenco é atualmente dividido em três categorias:
  • Flamenco Jondo ou flamenco antigo, é a forma mais tradicional do flamenco.
  • Flamenco Clássico, tocado de forma mais moderna que utiliza técnicas novas tanto para o violão (guitarra) quanto para a dança e para o cante flamencos.
  • Flamenco contemporâneo, trata-se do flamenco jondo e clássico somados ao jazz, ao fusion e a outros ritmos vindos dos vários países de colonização espanhola.
As categorias de flamenco se subdividem em estruturas rítmicas chamadas palos. Por exemplo:
  • Soleá
  • Malagueña
  • Bulerias
  • Alegrias
  • Rumbas
  • Jondo
  • Tientos
  • Tarantas
  • Siguiryas
  • Tangos
Para conhecer um pouco de música e cante flamenco procurem por:
  • Paco de Lucía → Guitarra flamenca.
  • Camarón de la Isla → Cante flamenco.
  • Vicente Amigo → Guitarra flamenca.
  • Tomatito → Guitarra flamenca.
  • Niña Pastori → Cante flamenco.
  • Paco Peña → Guitarra Flamenca.
  • José Mercé → Cante flamenco.
Para assistir a bailes, clique nos nomes:
E essa aí sou eu bailando!!
 
Esses são apenas alguns exemplos, ok. Já tive aulas com alguns desses bailarinos tanto aqui no Brasil quanto na Espanha. Pretendo voltar à Espanha no próximo ano para o Festival de Falmenco de Jerez de La Frontera, que é o maior e mais importante festival de flamenco do mundo. É simplesmente maravilhoso, até para quem não baila. Os espetáculos são divinos!
 
Para quem tiver interesse em fazer uma aula experimental ou mesmo assistir uma aula, a dica é a Alma Andaluza Studio de Dança, em Jardim da Penha, Vitória. Lá há aulas de flamenco para todas as idades, até turmas para crianças, aulas de yoga e Mat Pilates. Para informções ligue 9951-6456.
Besitos (em espanhol para entrar no clima!)!!

2 comentários:

  1. Lore vc te alma e sangue flamenca, só faltou nacer lá na Andalucia (eu começo a dudar sé a sua mai mintio e vc nasceu realmente la na Espanha, rsrsrsrs) mais afortunadamente isso não é coisa indespensabel pra Amar o Flamenco, vc sabe né??!!!
    Mais só pra dar minha aportação nesta maravilhosa publicação, a minha Diva, idolo, adorable, artista... "Estrella Morente": Cante flamenco. Un Besote muy grande Flamenca!!!

    ResponderExcluir

Se quiser, deixe aqui seu comentário!

O quê é COACHING?

Olá!! Vocês já devem ter percebido que tenho falado um pouco (ou muito) sobre COACHING, COACH... Pois então, se você não sabe do que se tr...