segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Corretivos na medida certa!

Boa noite, gente!

Ultimamente tenho visto umas fotos na internet com uso inadequado dos corretivos nas maquiagens. Aí, vem alguém e me diz: "foi a foto, a luz!" Não amiga, não foi!!! Certamente a pessoa não soube fazer a primeira parte do processo do uso de corretivos, a escolha do tom ideal para a sua pele. Então, resolvi fazer esse post pra esclarecer algumas 'cositas' sobre os benditos e indispensáveis (pelo menos pra mim...) corretivos.


Ahhhhh!! Nunca faça isso!!! SOCORRO!

Existe uma grande variedade de produtos no mercado com texturas e tons diferentes. Você deve, primeiramente, conhecer bem a sua pele, se é oleosa, se é ressecada, se tem muitas marcas, manchas e olheiras para corrigir, se tem vincos ou rugas, se é uma pele jovem ou madura. A partir daí, você vai começar a testar os produtos, pois cada um vai reagir de uma forma em cada tipo de pele. Geralmente, peles oleosas pedem corretivos com texturas mais secas como os compactos e bastões e, as mais secas reagem melhor aos corretivos mais hidratantes como os cremosos e líquidos, mas tem todas as outras variantes que disse, ok.

A melhor forma de testar o produto é experimentando na pele, no local que deve ser corrigido. A maioria das lojas, hoje, tem produtos de teste e sempre tem profissionais capacitados para ajudar na escolha. Há uma variante bem importante também: não que você precise comprar produtos caríssimos, existem no mercado bons corretivos por preços camaradas, mas a tendência é que quanto mais caros, melhores eles serão. É triste, mas é verdade...mas, como é um produto que usamos em pouca quantidade, vale a pena ter um 'bonzão', porque vai durar muito tempo e a preparação da pele numa make é importantíssima. Agora, uma coisa que não recomendo é comprar corretivos ou bases das revistinhas de cosméticos, a chance de errar é gigante, a menos que a vendedora tenha testador!!

Eu uso nas minhas clientes os corretivos da linha Pro Longwear da MAC, foi o que mais gostei e se adaptou bem a maioria dos tipos de pele. Boa cobertura, boa textura e grande variedade de tons, só não gosto da embalagem dele, é um tubinho de vidro que quando cai no chão se espatifa em milhares de pedacinhos (por isso os mantenho nas caixinhas) e tem um pump chatinho de usar, danado pra desperdiçar produto. Tenho outros também da MAC, da Catherine Hill, que uso eventualmente, mas o Pro Longwear é o que funcionou melhor.



Sempre recomendo que se compre um corretivo no tom da sua pele ou 1 tom abaixo. Corretivos muito claros, por exemplo, quando aplicados em olheiras escuras, tendem a ficar com aspecto acinzentado porque ele não consegue corrigir a cor da pele. Pra esse caso específico, sugeriria um corretivo que tivesse um fundo mais alaranjado ou coral, que é a cor que neutraliza a olheira escura. Enfim, se eu pudesse, passaria tooooodas as dicas do quê cobre o quê, e escreveria um post mega, mas a ideia não é essa, né. Pra isso as lojas tem os especialistas.

A função do corretivo é ATENUAR as imperfeições da pele que a BASE NÃO CONSEGUIU CORRIGIR, por isso, sempre recomendo que passe primeiro a base, por todo o rosto e descendo para o pescoço, e depois o corretivo. Há pessoas muito felizes que nem precisam de muito corretivo, que a base quase encobre as mínimas imperfeições, mas essas são a minoria das mulheres, colegas!

Continuando, aplique o corretivo com o dedo ou pincél dando suaves batidinhas para que ele não seja varrido pra fora do local desejado. Cuidado com a quantidade aplicada, muito produto pode dar aspecto de pesado, muito aparente, de fake e acumular nos vincos debaixo dos olhos. Tente usá-lo de forma que dê uma aparência natural. Se depois de aplicar, perceber que ficou muito marcado, use um pouquinho da sua base nas bordas de onde marcou o corretivo pra fazer a junção dos 2.

Dos corretivos coloridos, tenha sempre um verde para apagar as marquinhas avermelhadas (como espinhas) e um amarelo que ajuda a atenuar as olheiras arroxeadas. Lembrando sempre de aplicar uma camada finíssima desses produtos, ou parecerá ictérica ou o Incrível Hulk! Brincadeirinha! Se não tiver segurança com eles, não arrisque.
 
Dúvidas ou novas dicas, por favor, deixem nos comentários. Responderei a todos!
Monte de beijos!!

2 comentários:

  1. eu tenho dois corretivos da Mac, um liquido e um em creme, nao gosto de nenhum dos 2, o líquido da Natura Una tem um efeito muito melhor.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabela! Que bom que encontrou um corretivo ideal pra vc! Tb tenho alguns, o que uso em mim no dia a dia não é o pro longwear, é um outro da MAC tb. Mas, independente da marca, se ficar natural e funcionar pra sua pele, tá ótimo! Bjo

      Excluir

Se quiser, deixe aqui seu comentário!

O quê é COACHING?

Olá!! Vocês já devem ter percebido que tenho falado um pouco (ou muito) sobre COACHING, COACH... Pois então, se você não sabe do que se tr...