quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Coma e seja SAUDÁVEL e FELIZ! É possível!!!

Oi, pessoal!

Com o lance de reviver meu blog, de ficar um pouco mais plugada na net pra tentar me inspirar para fazer meus posts, tenho visitado muitos sites, outros blogs, muitos IG's (páginas no Instagram) e tenho visto muita coisa boa, mas muita coisa ruim. Não sei bem, mas acho que tá na moda falar sobre dieta e exercícios, né, porque a maioria das pessoas posta fotos malhando e tentando explicar o quê está fazendo e muita foto de comidas e suplementos e coisas do tipo.

Tá, sem rodeios, o quê quero dizer é que tem muita besteira sendo espalhada por aí, e o pior é que as pessoas que tem disseminado as bobagens estão virando musas (musos) e mestres das pessoas comuns (como eu!) que não tem a grana, disponibilidade, nem tempo suficiente para viver daquela forma. Corpo e dieta de atleta, quem precisa é o atleta, não nós. Podemos ter o corpo bonito, forte, magro e saudável sem precisar dos absurdos que tenho visto por aí.

Bom, como nutricionista, costumo dizer que era "natureba". Sempre preguei a dieta "arroz com feijão", a reeducação alimentar e menor uso possível de suplementos alimentares (proteínas, vitaminas entre outros que todos já conhecem) e produtos industrializados. Como o nome já diz, SUPLEMENTO é para uma alimentação que necessita ser SUPLEMENTADA porque a comida sozinha não será suficiente. Veja bem, estou dizendo das pessoas comuns, não atletas, ok! Atletas, geralmente, precisam dessa suplementação. Mas como nutricionista, tenho direito de me posicionar com relação a isso, não é mesmo.

Nunca achei que uma pessoas normal precisaria eliminar determinados alimentos da vida para alcançar um objetivo. Encontrei uma foto no Instagram de uma das 'musas da vida saudável' e vou postá-la aí embaixo.

Na foto ela diz que se a pessoa pode ter uma dieta com 800kcal que supra todas as necessidades nutricionais, pra quê fazer uma dieta de 2000Kcal? A resposta é simples! Uma pessoa normal não tem suas necessidades nutricionais supridas com uma dieta de 800kcal e não consegue mantê-la por muito tempo, a menos que o sonho de magreza seja tão intenso que a nanição ainda não seja o suficiente. Além disso, maçã é nutricionalmente melhor que um brigadeiro? É, mas isso não significa que você não seja saudável se comer brigadeiro, entendido?! E sabe o que mais me deixa triste quando leio essas coisas? É saber que essas pessoas não tem formação nenhuma na área de saúde!

Ora, uma pessoa normal, de tamanho mediano, precisa sim de, no mínimo, 2000Kcal! O quê pode e deve ser feito é a escolha correta dos alimentos dessa dieta, sempre preferindo as que sejam nutricionalmente melhores, evitando os industrializados e alimentos que não contenham valor nutricional quase nenhum (como exemplo: biscoitos recheados, aqueles salgadinhos tipo Fandangos e até o bendito brigadeiro). Se durante a semana você mantiver uma dieta balanceada e suportável (que você não sinta fome), certamente emagrecerá. Dietas de 800kcal são indicadas para pessoas obesas mórbidas em início de processo de emagrecimento, por exemplo. Tenho visto umas dietas chamadas de "detox" completamente absurdas, a base de líquidos. Quem fica feliz tomando água morna com limão ao acordar? Só essa blogueira aí da foto, né!

Agora, qual o problema de comer um brigadeirozinho as vezes?? Nenhum! Coma seu brigadeiro e seja feliz, só não enfie o pé na jaca comendo 10. "Ah, Lorena, mas eu não consigo!! Se como 1, tenho que comer 10!" Aí, meu caro, entra sua força de vontade, que já conversamos aqui sobre isso, né. Você já está errando dizendo "não consigo"!! É assim que começa o processo de reeducação alimentar, de dentro pra fora. Não adianta uma dieta espetacular se você não se esforça para seguí-la.

Perder peso, ficar forte, mudar os hábitos, dependem só de você, da sua força interior, da sua vontade de atingir seus objetivos. Uma dica: não tenha pressa! A maioria desses processos precisa de tempo. Estabeleça suas metas a longo e curto prazo, tipo, preciso perder 20 Kg, mas à curto prazo (esse mês) perderei 2Kg. Outra coisa importante é não eliminar completamente os alimentos que você tem hábito de comer. Vá fazendo isso aos poucos, por exemplo, se você toma 2 litros de refrigerante por dia, passe a tomar, esse mês, 500mL a menos por dia; no próximo mês, menos 500mL, e assim por diante.

Minha sugestão pra você que quer perder peso é procurar um nutricionista, mas se isso for difícil pra você, faça da forma que falei, vá reduzindo os alimentos da sua dieta pouco a pouco. Diminua as quantidades de arroz, de carne, de frituras, de doces, ou seja, da maioria dos alimentos. Faça porções menores e coma mais vezes por dia, de 3 em 3 ou 4 em 4 horas. Faça isso por 1 mês e junto, inicie um programa de atividades físicas, pode ser uma caminhada na praia por 30 minutos e 5 vezes na semana, por exemplo. Você não precisa comprar iogurtes light, farelos, cereais e coisas da moda, ok. Mantenha a alimentação que já está acostumado.

Última dica: não recuse um convite para jantar ou almoçar com amigos, marido, família só porque está "fazendo dieta"... isso é cafona e faz um bem danado estar com pessoas que amamos! Priorize, além da saúde, sua felicidade!!

Monte de beijos!

4 comentários:

  1. Ameiii o post! Perfeito Lorena!
    Então é isso aí, nada de modismos... E como bem disse Lorena Perdigão "Priorize, além da saúde, sua felicidade!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!! Ser feliz é a melhor solução, né?! Bjo

      Excluir
  2. Falou tudo!!!
    Odeio frescuras.
    E não da pra engolir gente louca, que não sabe de nada, se achando "a conselheira".
    Musas somos nós que sabemos comer com prazer, na companhia de quem amamos, e sem neuras!
    Adorei, Loris!
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, florzinha!! Adoro seus comentários!! Tb tenho preguicinha de frescura... Bjo

      Excluir

Se quiser, deixe aqui seu comentário!

O quê é COACHING?

Olá!! Vocês já devem ter percebido que tenho falado um pouco (ou muito) sobre COACHING, COACH... Pois então, se você não sabe do que se tr...