quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Bases e primers aliados.

Bom dia!!

Na semana passada fiz um post sobre corretivos porque me irritei com algumas fotos que vi na internet, mas ficou faltando falar sobre bases e primers para que possamos preparar a pele perfeitamente para receber todo o resto da maquiagem.

O título do post é uma alusão ao programa da Julia Petit no GNT que, pra mim, de todas as blogueiras que falam de make up, é a melhor, é minha favorita. Ela preza sempre por uma pele natural, sem aquelas camadas grossas de produto, exceto para quem necessita de uma cobertura maior, ok. Pra quem não a conhece, entre nesse link aqui: Preparação da pele. Além disso, a base não pode ser sua inimiga, mas sim sua aliada! No vídeo, a Júlia fala de corretivo nas bochechas para iluminar, mas sobre isso falaremos num outro post, se não sabe fazer, evite!!

Bom, vamos começar higienizando a pele. Lave o rosto com água e sabão, de preferência um sabonete específico para o seu tipo de pele, e depois passe um adstringente para retirar os últimos resíduos e criar um filmezinho na pele que vai ajudar na fixação dos produtos. Logo após esses procedimentos, utilize um primer pra pele para matificar um pouco mais e ajudar mais ainda na fixação. Eu uso esses aí da foto:


Os primers são, pra mim, uma incognita... Por que? Bem, em alguns tipos de pele eles funcionam perfeitamente, em outros não; alguns reagem bem quando passados com pincél, outros ficam melhores quando em contato com o calor dos dedos; alguns formam pedacinhos quando passados na pele, outros espalham perfeitamente. Enfim, você terá que provar na sua pele pra ver o resultado.

Todos esses que estão na foto tem texturas completamente diferentes. O da Sephora é um gel bem suave, com uma textura sequinha, matifica bastante a pele, costumo aplicá-lo com pincél em batidinhas suaves, pois se fizer movimento de puxar, ele vai criar pedacinhos. O da Benefit, o Porefessional, é o queridinho de muitos maquiadores. Ele tem uma textura sequinha também e cobre bem os poros mais abertinhos, ele funciona quase que como uma "massinha corrida", também aplico dando batidinhas com o pincél, com os dedos, ele costuma ser varrido pra fora do lugar, ok. O da MAC é meu preferido! Funciona bem em todos os tipos de pele. Não matifica demais, tem uma textura molinha e suave, fácil de aplicar tanto com pincél quanto com os dedos e não craquela nem forma pedacinhos, 1 gotinha espalha super bem, é caro, mas vale o preço, dura bastante. O da Contém 1g é um creminho, tem textura boa, mas seca muito rápido e é difícil de aplicar por esse motivo. Forma muitos pedacinhos e acumula demais. Funciona melhor quando aplicado com os dedos. Ah! Ele tem cheiro, e não gosto muito de produtos "cheirosinhos".
Me mandem mais opções. Esses são os que tenho, ok!

Vamos as bases!! Depois de aplicar seu primer (ou seu protetor solar se for um make para dia, ok), vem a hora da base. Para escolher a base perfeita pra você PROVE NO SEU ROSTO!!! A pele da sua mão ou qualquer outro lugar do corpo não é do mesmo tom da pele do rosto! Como disse no post dos corretivos, as lojas hoje tem pessoal especializado para te ajudar nessa escolha. Procure o tom mais parecido ao da sua pele, a base não deve ser um tom abaixo ou acima, deve ser o tom exato para ficar o mais natural possível. Quando for aplicá-lo, independente de qual produto vá usar, espalhe bem. Se começar a acumular nos vincos, é porque não espalhou o suficiente, você não precisa usar uma quantidade grande de produto, vá usando uma gotinha de cada vez, assim você não erra na quantidade e não desperdiça produto.

Eu uso nas minhas clientes e em mim esses da foto a seguir, mas existe uma imensidão de opções e você deve procurar o melhor pra você.


Esse primeiro, o Face And Body é a base de água, bem molinho (uma aguinha), quando passado no rosto parece que você está passando água mesmo. Ele é bem leve, com cobertura menor, mais suave, seca bem rapidinho, tem boa fixação, perfeito para peles que não tem muito a esconder ou corrigir. Em um vídeo, a Julia Petit o aplica com os dedos, mas eu , particularmente, não gosto. prefiro um pincél bem gordinho e depois passo um outro duo fiber para tirar as marcas que ficam.
O outro é o Studio Sculpt, esse é bem cremoso, textura mais espessa, com uma cobertura bem maior, ideal para peles que necessitam de maior correção. Aplico com o mesmo pincél que aplico o outro e também uso o duo fiber para retirar as marcas. O pincél língua de gato (aquele tradicional de base) faz muitas marcas com essa base, você conseguirá ver os riscos no rosto, por isso a importância do duo fiber. A resposta da aplicação dessa base com os dedos é boa.

A aplicação da base primeiro é importante porque diminui a necessidade do uso de grande quantidade de corretivo e, assim, deixa a pele mais natural, evitando o aspecto pesado e fake. A base fará as primeiras correções e você perceberá que talvés nem necessite aplicar corretivo. A única correção que deve ser feita antes da base é com os corretivos colorido, mas se não sabe usá-los, não arrisque.

Dúvidas, deixe nos comentários que responderei a todos.

Monte de beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se quiser, deixe aqui seu comentário!

O quê é COACHING?

Olá!! Vocês já devem ter percebido que tenho falado um pouco (ou muito) sobre COACHING, COACH... Pois então, se você não sabe do que se tr...