quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Alimentação do meu filhote: sugestão para as mamães em dúvidas

Boa noite!

Essa foi uma semana de grandes emoções e acontecimentos e um deles foi descobrir que meu filho é intolerante à lactose como o pai (meu marido sofreu muito até descobrir). Há alguns dias, quase um mês na verdade, notei que o Arthur estava ficando cheio de pintinhas vermelhas no corpo, na barriguinha e nas costas principalmente e, do dia para a noite, as pintinhas também apareceram no rosto e com bastante intensidade, chegando a deixar a pele bem ressecada, descamando e irritada. Além disso, tinha muitos gases e flatulência (traduzindo: soltava muito pum!) e, de vez em quando, constipação intestinal e fezes com cheiro muito ruim (mais que o normal para um menininho de 1 ano!). Mas essas alterações gastrintetinais achava que era característica dele, como se ele fosse um mini Shrek! Kkkkkk!! Não havia associado a nenhuma alergia ou intolerância.

Não sei se vocês conseguem ver as pintinhas no rostinho dele...mas aí estava bastante irritado.
Fiquei intrigada com aquilo, mas as vezes aliviava, as vezes piorava, acreditei que pudesse ser alergia a algum produto que eu estava usando e entrava em contato com a pele dele, ou até mesmo o sabonete que uso nos seus banhos. Não me preocupei muito porque já tinha uma consulta com o pediatra marcada para essa segunda-feira. Levei-o até lá, a consulta foi muito tranquila e o médico viu as pintinhas e os sintomas que descrevo e prontamente me disse que se tratava de alergia ou intolerância alimentar. Como alimentar? Meu filho não consome nada artificial, não consome corantes nem açúcar? Só sobrou o bendito do leite!
 
Dito e feito! Era intolerância à lactose, e acho que também uma alergiazinha devido à monilha que surgiu (entenda clicando aqui a diferença entre intolerância à lactose e alergia a leite). No mesmo dia comprei leite com redução de lactose, comprei o Ninho 90% menos lactose e o Camponesa 95% menos lactose (foram os únicos que encontrei no supermercado aqui em Vila Velha). Foi substituir o Aptamil 3 que ele tomava pelas novas opções que as pintinhas e a coceira começaram a aliviar. Vi que existem as opções do Aptamil e do NAN sem lactose, mas são caríssimos! Achei um absurdo o preço comparado ao preço do leite de caixinha. Agora comprei o Zymil, da Parmalat, que custa em média R$ 4,25 a caixinha de 1 litro.
 
E aí você certamente está pensando porque não dou o leite de soja, não é mesmo?! Não gosto da soja, tem muitos fatores antinutricionais. Leiam esse artigo do Blog do Dr. Victor Sorrentino, ele é meio radicalzão quanto ao uso até do leite de vaca, mas com isso não concordo, ok, tanto que o ofereço ao meu filho, mas o leite de soja e outros produtos à base desse grão não entram na minha casa desde a época da faculdade de nutrição. A única coisa de soja que uso é óleo, mas isso é assunto para outro post.
 
Além dessa novidade do leite, o pediatra me recomendou que modificasse o tipo de alimentação do Tuco. Até agora fazia papinhas para ele com legumes, verduras e carne, em forma de sopinha mesmo, só não as amassava mais, ficavam uns pedacinhos que ele era obrigado a mastigar (ele já tem todos os dentes que deveria ter com 1 ano). Agora as refeições dele estão assim:
 
Arroz com caldo de feijão, cação, inhame, abóbora e baroa amassadinhos com taioba picadinha.
Pensei que não fosse aceitar muito bem, pois já percebi que ele tem um pouco de preguiça de comer, de mastigar, mas me surpreendi. Aceitou super bem e se divertiu depois comendo só o peixinho com a mãozinha dele (faz uma baguncinha básica, né), ele já adora comer carne com as mãos e pãozinho também.
 
Vou descrever pra vocês como começou a alimentação do Tuco:
- aos 4 meses comecei a introduzir as frutas na dieta (tá, amamentação exclusiva até os 6 meses, mas eu achei por bem dar a frutinha, pois eu já não tinha mais leite desde 1 mês e meio de vida dele, ele já tomava fórmula e cada mãe sabe o quê é melhor para o seu bebê, junto com o pediatra, é claro). Dava a mesma frutinha por 3 dias para que se acostumasse com o sabor. Comecei com banana, maçã, mamão e pêra apenas 1 vez por dia, ou na colação ou no lanche da tarde;
- aos 5 meses iniciei o almoço com uma papinha com apenas 2 legumes, bem molinha e passada na peneira (nunca bata as papinhas no liquidificador ou mixer, as fibras são destruídas assim como as vitaminas que são muito sensíveis a esse tipo de processamento). Cozinhava apenas com um pouquinho de cebola e alho, um fio de óleo e sem sal. Mantive a frutinha na colação ou no lanche da tarde e 4 a 5 mamadeiras;
- aos 6 meses introduzi a janta e já com mais legumes misturados, geralmente com um verde, um amarelo ou laranja, um branco ou roxo e tomate (sempre sem pele) e acrescentei as folhas e carnes, mas apenas para que fossem cozidas junto, retirava após o cozimento. Agora já não peneirava mais, apenas amassava bem com um garfo. Comecei também a substituir a carne, as vezes, por gema de ovo cozida amassadinha e a colocar caldinho de feijão. Mantive as frutinhas agora na colação e no lanche da tarde mais 4 mamadeiras;
- aos 8 meses passei a deixar as folhas na papinha, bem picadinhas, e a deixar também a carne, usava muito patinho moído (moía 2 a 3 vezes para ficar bem pequeno), peito de frango e peixe (cação, pescadinha ou tilápia), 1 dia na semana oferecia gema de ovo a invés da carne. Ele já tinha muitos dentinhos e já mastigava alguma coisa. Só comecei a colocar sal nessa época. Mantive as frutas da colação e lanche da tarde e as 3 mamadeiras;
- aos 10 meses a papinha continuava a mesma, só acrescentei arroz ou macarrão (não gosto de farinhas como o fubá) e amassava menos ainda. Mantive as frutinhas da colação e do lanche da tarde já sem amassar ou raspar muito (pequenos pedaços quando ele aceitava, se não, amassava mesmo). Tentei dar a fruta na mãozinha dele para que tentasse comer sozinho. Comecei com a banana, ele fez uma super bagunça, mas adorou. Ofereci também miolinho de pão francês, pão integral sem casca e bolo branco (uma receita ótima da minha Tia que posto pra vocês depois).
 
Agora com 1 ano, mudei radicalmente a dietinha como vocês viram na foto acima. As frutas continuam e no lanche da tarde, além da fruta, ofereço pão ou bolo e as mamdeiras agora são 3 de 250mL e sem nenhum engrossante (nunca usei, totalmente desnecessário, tem muito açúcar e não quero meu filho acima do peso). O Arthur ainda não consome doces, chocolates e coisas do tipo, iogurtes, sucos de caixinha ou artificiais, refrigerantes nem alimentos com molhos com queijos, creme de leite e molho branco.
 
Tá dando certo, gente. Ele está com o peso certo para a idade, tem 77cm (é bem comprido!), super sapeca, ativo e esperto. Aprende as coisas com muita facilidade! Isso é sinal de que está saudável, graças a Deus! Mas, importante: CADA CRIANÇA DEMANDA DE UM TIPO DE ALIMENTAÇÃO E CADA MÃE SABE O QUÊ É IDEAL PARA SEU FILHO, OK!!!!! O quê faço com o Arthur não é regra, foi a forma que encontrei de mantê-lo saudável.
 
Espero tê-los ajudado!
 
Monte de beijo e cuidem bem de seus pimpolhos! Eles são nossas maiores preciosidades!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se quiser, deixe aqui seu comentário!

O quê é COACHING?

Olá!! Vocês já devem ter percebido que tenho falado um pouco (ou muito) sobre COACHING, COACH... Pois então, se você não sabe do que se tr...